> Encontro dos Trabalhadores do Benzeno – CEBz | Sindipolo

Encontro dos Trabalhadores do Benzeno – CEBz

No último dia 17 novembro, quinta-feira, o Sin­dipolo sediou o Encontro dos Trabalhadores do Benzeno. Este evento foi elaborado pela Comissão Estadual do Benze­no/RS (CEBz/RS) com intuito de buscar sistemas mais segu­ros de controle e prevenção da exposição de trabalhado­res expostos ao agente can­cerígeno Benzeno no Polo Pe­troquímico de Triunfo.

Participaram do evento da Comissão Estadual do Ben­zeno, os Grupos de Trabalha­dores do Benzeno ( GTB`S), que são cipistas eleitos den­tro da Cipa da Braskem, Vi­deolar-Innova, Sitel e empre­sas prestadoras de serviço no Polo Petroquímico, como a Rip, Sodexo, Psv, In-Haus, Guimar, Thorga, SGS.

Na parte da manhã hou­veram três palestras. A pri­meira delas foi com o Técni­co de Segurança e Higiene do Senai, Odilon P. Jardim, que falou sobre legislação do benzeno, critérios de preven­ção e exposição.

A segunda palestra foi do Médico Hematologista, Dr. D`Almeida, sobre o controle de saúde hematológico. Pos­teriormente, foi a palestra foi da Dra. Solange Garcia, sobre o indicador biológico de ex­posição (IBE).

Na parte da tarde o obje­tivo foi promover a troca de informações e experiências dos Grupos de Trabalhadores do Benzeno. Estes apresenta­ram suas boas práticas e difi­culdades com ênfase nas suas atuações dentro da empresa.

Este seminário serviu de uma pré-qualificação para o Encontro dos GTB`S que acontecerá na reunião da Co­missão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) de 30 novembro a 2 de dezembro em Brasília.

Há que se ressaltar a possibilidade de proporcio­nar aos trabalhadores das Empresas Prestadoras de Serviço do Polo Petroquími­co um maior conhecimento e esclarecimento do agente cancerígeno benzeno, por­que a Segurança é uma cons­trução coletiva.