ENCONTRO DAS DIREÇÕES SINDICAIS DE AL, BA, RJ E RS

As direções dos  sindicatos que representam os trabalhadores da Braskem em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, participam de um encontro em Maceió, Alagoas, na sexta-feira, dia 11, para tratar da campanha reivindicatória deste ano.

Mesmas dificuldades

Nestas quatro regiões, a Braskem é majoritária e as dificuldades enfrentados pelos trabalhadores na negociação são as mesmas.

E as demais empresas “lideradas” pela Braskem, estão tendo, basicamente, as mesmas atitudes nas negociações.

Por isso, a necessidade de as direções dos quatro sindicatos se reunirem e definirem encaminhamentos unificados, para garantir avanços na campanha reivindicatória.

Nos quatro Estados as propostas de reajustes salariais apresentadas pelas empresas foram as mesmas. Uma de 8%, depois 9%, sendo que ainda no RS, a primeira apresentada foi de 7,8%.

Além disto, questões importantes como licença-maternidade de seis meses; abono de férias de 1,33 salários; auxílio-educação de R$ 1.500,00; THM para o ADM de 200 horas; um reajuste salarial que atenda as necessidades dos trabalhadores, entre outras, também estão sendo tratadas nestas quatro mesas de negociações.

Encaminhamentos

No encontro estão sendo definidos encaminha-mentos unificados e agenda de lutas que assegurem avanços efetivos na negociação para a categoria petroquímica. Temos que romper com a intransigência das empresas.