ENCONTRO DA REDE DOS TRABALHADORES(AS) BRASKEM

Nos dias 11 e 12 de Abril ocorreu em Maceió/AL o Encontro da Rede de Trabalhadores(as) da Braskem (RTBraskem). O tema do Encontro foi “Internacionalização da Braskem e seus reflexos para os trabalhadores”. Foram tratados temas como o projeto do México (conhecido como Etileno XXI), complexo petroquímico construído pela Braskem no estado de Veracruz, em joint venture com a estatal petroleira mexicana Idesa/Pemex-Gás, que prevê a produção de 750 mil toneladas de polietileno de alta densidade e 300 mil polietileno de baixa densidade a partir de etano como matéria-prima.

Outro tema importante também tratado foi a campanha salarial. A proposta é já iniciarmos debates e elaborar uma pauta unificada que será entregue às empresas.

Foi feita uma análise da conjuntura pelo deputado Federal Pau­lo Fernandes dos Santos (Paulão) do PT de Alagoas, que é membro da Frente Parlamentar da Química, com posterior debate.

Também houve a apresentação da Palestra: “A internacio­nalização da Braskem/Odebrecht. Implantação do complexo petroquímico de polietileno no México”, pela economista e técnica do DIEESE/BA, Nádia Vieira de Souza. Além disso, a professora e economista Marilane Teixeira, fez uma apresen­tação dos resultados do Fórum Nacional em Defesa da Compe­titividade da Indústria Química.

No final foram elaborados em conjunto os próximos enca­minhamentos da RTBraskem, bem como um plano estratégico de sustentação financeira da mesma.