ENCERRADAS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Nas assembleias realizadas na semana passada, cerca de 70% dos trabalhadores, tanto da DB Outubro (Braskem, Innova e Oxiteno), como também, da DB Setembro (Arlanxeo) aprovaram as propostas das empresas, encerrando as negociações de 2017.

AS PROPOSTAS APROVADAS ARLANXEO HPE E TSR

O reajuste nos auxílios foi de 5%: creche (R$ 742,02), filhos com deficiência (R$ 926,69) e OMO (R$ 1.210,54). No salários e no piso salarial o reajuste foi de 1,73% (INPC).

INNOVA, OXITENO E BRASKEM

Reajuste nos auxílios de 3,36%: creche (R$ 742,00); filhos com deficiência (R$ 927,00); educação/Braskem (R$ 4.303,73) a ser pago em duas parcelas anuais; e edu­cação Innova/Oxiteno R$ 1.143,00, também em duas parcelas anuais. Nos salários e no piso salarial, reajuste de 1,63% (INPC).

As propostas, apesar de não atenderem plenamente ao que era buscado pelos tra­balhadores em relação a re­posição salarial, avançou em relação aos auxílios e prati­camente equalizou os valores em relação aos pisos salariais auxílio-creche e auxílio filho com deficiência para os traba­lhadores das duas DBs.

Na avaliação do SINDIPO­LO, o fechamento da negocia­ção, foi importante, porque não interessava aos traba­lhadores ficar com o Acordo em aberto. E, certamente também não interessava às empresas, que avançaram a partir da pressão dos traba­lhadores, tanto em relação aos reajustes nos auxílios, quanto pelo encerramento do processo.

Lembramos que esta ne­gociação tratou das cláusulas econômicas.

NEGOCIAÇÃO DE 2018

Nas negociações deste ano, tanto da DB Setembro como da DB outubro, serão tratados os Acordos Coleti­vos na íntegra, ou seja, cláu­sulas econômicas e sociais. Lembrando que esta será a primeira negociação de todo o Acordo Coletivo após a re­forma trabalhista.

Para os trabalhadores, como tem sido em outros anos, entre os princípios das nego­ciações, estão a manutenção e avanços de todas as conquistas para todos, que mais uma vez exigirá o engajamento, uma forte unidade e disposição de luta da categoria.