> EMPRESAS PROPÕEM REAJUSTE DE 3,66% EM 1º/10 | Sindipolo

EMPRESAS PROPÕEM REAJUSTE DE 3,66% EM 1º/10

Na reunião de negociação no dia 21/10, as empresas Braskem, Innova e Oxiteno apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 80% do INPC (que foi de 9,15% para DB Outubro), pago em uma parcela de 3,66% a partir de 1º de outubro de 2016 e outra de 3,66% em 1º de março de 2017. Na proposta são mantidas as condições do atual Acordo Cole­tivo, sendo que o novo Acordo terá vigência de dois anos e as cláusulas econômicas, por um ano.

As empresas apresentam este padrão rebaixado de pro­posta, que parece até uma provocação justamente num mo­mento que, além de na Bahia a negociação ter encerrado com reajuste de 9,62%, as empresas estão tendo durante este ano, mais uma vez, recordes históricos de produção e faturamento, como foi para algumas também em 2015.

Pela proposta apresentada, foi totalmente ignorada uma pauta de reivindicações com mais de 50 cláusulas, onde tem como destaque questões como: reajuste salarial de 14,62% sem escalonamento; abono de férias de um salário bruto + 1/3 de Lei; auxílio educação de R$ 4.500,00 para os traba­lhadores de todas as empresas; seguro aposentando de 60 meses; vale alimentação mensal de R$ 390,00; licença-pater­nidade de 20 dias; folgas individuas a critério de cada traba­lhador e várias outras questões. Lembramos ainda que para os trabalhadores da Videolar-Innova e Oxiteno tem que ter avanço efetivo no auxílio educação e no abono de férias.

O nível da primeira proposta das empresas, já sinaliza as dificul­dades da negociação deste ano. Isso significa que os trabalhadores devem estar atentos e mobilizados para a qualquer momento reagi­rem fortemente para garantir avanços concretos na negociação.

AGENDA DAS ASSEMBLEIAS

TRABALHADORES DO ADM – Braskem, Videolar-Innova, e Oxiteno – 4ª f, dia 26/10, às 7h30, no transbordo na UNIB

ESCRITÓRIO/POA e TURNO OXITENO – 5ª f, dia 27/10, às 18h30, no SINDIPOLO

TURNEIROS No Transbordo do Turno