> EMPRESAS APRESENTAM NOVA PROPOSTA | Sindipolo

EMPRESAS APRESENTAM NOVA PROPOSTA

A Oxiteno, Innova e Braskem apresentaram reajuste salarial de 3,97%, escalonado; os auxílios educação tem reajuste de 4,56%  (Braskem) e  de 5,42%  (demais empresas); creche/acompanhante de 5,12%; filho com defi-ciência de 5,17%; entre outras questões. Para apreciar esta  proposta teremos assembleias na próxima semana.

Pela proposta, o reajuste de 3,97% para os salários é escalonado até um salário básico de R$10.048,00 e acima deste, um valor fixo de R$ 389,90.

Já os auxílios educação/Braskem passa para R$ 4.500,00/ano, e para a Innova e Oxiteno, fica em R$ 1.206,00/ano. Os auxílios creche/acompanhante será de R$ 780,00/mensal; e filho com deficiência de R$ 975,00/mensal.

Além disso, teve algumas cláusulas com ajustes de redação. Foi excluída da proposta o deslocamento dos feriados, incluída uma cláusula no combate mais efetivo ao ASSÉDIO MORAL, e a estabilidade de 120 dias para a gestante após o término do afastamento, além do prazo de aviso prévio, assegurando também para o empregado(a) adotante.

Também são mantidas algumas questões da proposta anterior, garantida a manutenção do atual Acordo, enquanto estiver sendo negociado um novo Acordo, e mantidas as conquistas do Acordo Coletivo do período 2016/2018.

A expectativa da categoria era de que as empresas apresentassem uma proposta mais “atrativa”, considerando que nas assembleias anteriores a categoria aprovou uma proposta de reajuste para os auxílios de 5,7%, o mesmo reajuste também para os salários e sem escalonamento, pagamento de todas as horas extras, interinidade a partir do primeiro dia da substituição, homologações no Sindicato, e outras questões. No entanto, a proposta apresentada não atende ao que a categoria busca.

Como já manifestamos às empresas, continuamos no aguardo de que, até o momento das assembleias, seja revista a proposta apresentada, que aponte para o fechamento da negociação.

ASSEMBLEIAS PARA

APRECIAÇÃO DA PROPOSTA

Na semana que vem, entre os dias 3 e 6 de dezembro, conforme o quadro abaixo, estamos convocando assembleias para apreciar a proposta das empresas.

Nas assembleias, independente da aprovação do que as empresas apresentaram, será  apreciada uma proposta de contribuição espontânea em favor do Sindicato, durante o período de vigência do Acordo a ser celebrado. Mesmo a contribuição sendo aprovada nas assembleias, os trabalhadores poderão, em até 20 dias, a partir da assinatura do Acordo Coletivo, se manifestar desautorizando o desconto dos seus salários.

Neste momento da negociação É fundamental acompanhar o processo de negociação, principalmente, com a participação maciça nas assembleias.

AGENDA DAS ASSEMBLEIAS DB OUTUBRO

TRABALHADORES DA Braskem, Innova E Oxiteno