> EMPRESAS APRESENTAM 7,76% | Sindipolo

EMPRESAS APRESENTAM 7,76%

Em reunião na segunda, 20/10, as empresas Borealis, Oxiteno, Lanxess KEL, Innova e Braskem apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 7,76%.

O reajuste vale para os salários até R$ 7.927,08. Acima deste um valor fixo de R$ 615,14. Neste caso, as empresas estão liberadas para praticar o reajuste sem o escalonamento. O piso salarial da categoria vai para R$ 1.077,60. Os auxílios também serão corrigidos pelos 7,76%, ficando o creche em R$ 585,83; o educação para os trabalhadores da Braskem em R$ 1.670,28/semestre e para os das empresas Lanxess KEL, Borealis, Innova e Oxiteno um valor de R$ 443,97/semestre; o para filhos deficientes em R$ 731,63.

Negociação Salarial:Proposal REBAIXADA!

A proposta apresentada pelas empresas não contempla porque, além de estar abaixo da média dos nossos reajustes salariais dos últimos anos, também têm categorias como petroleiros e bancários, com DB setembro, que fecharam as negociações com reajustes que variaram de 8,5% a 9,4%.

Nas negociações deste ano do setor petroquímico, percebe-se, a partir de outras propostas e reajustes apresentados, que há por parte das empresas um objetivo de impor reajustes salariais rebaixados. Para romper com esta lógica das empresas, serão necessárias fortes reações dos trabalhadores para demonstrar que não vão aceitar reajustes salariais rebaixados.

Na negociação de 2013, a categoria deixou claro que sabe demonstrar sua unidade e disposição de luta. Foram realizadas inúmeras manifestações, reunindo todo pessoal do ADM e do turno que entrava as 8h, além de várias manifestações com os turneiros no Transbordo.

IMPORTANTES QUESTÕES

No nosso caso, ainda existem importantes questões das nossas reivindicações, como aumento do piso salarial, fim do escalonamento com a discriminação do reajuste para determinado segmento da categoria. Além disso, uma questão fundamental que é o aumento de 50% do auxílio-educação e sua extensão a todos trabalhadores da Innova, Lanxess KEL, Borealis e Oxiteno que estudam.

ASSEMBLEIAS NA PRÓXIMA SEMANA

Na Próxima Semana, terça, quarta e quinta, dias 28, 29 e 30 de outubro estaremos Realizando assembleias com de Todos os Trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess KEL, Borealis e Oxiteno, parágrafo apreciação da proposal apresentada.

A assembleia com o Pessoal fazer ADM   Será, noTransbordo da UNIB e com os turneiros, noTransbordo de Turno.