> EM LIVE, SINDICATO PRESTOU DIVERSOS ESCLARECIMENTOS SOBRE A AÇÃO DAS DECENAIS | Sindipolo

EM LIVE, SINDICATO PRESTOU DIVERSOS ESCLARECIMENTOS SOBRE A AÇÃO DAS DECENAIS

NO ENCONTRO VIRTUAL, FOI INFOR­MADO QUE O SINDIPOLO ESTÁ TRABA­LHANDO PARA EFETUAR OS PAGAMEN­TOS AOS PARTICIPANTES DA AÇÃO, AINDA NESTE MÊS DE DEZEMBRO.

Um número significativo de trabalhadores da ativa e desligados da Braskem participaram, na noite de quinta-feira (3), da LIVE promovida pelo Sindicato para tratar da ação das decenais e que teve a participação da Assessoria Jurídica do Sin­dicato (Escritório Young, Dias, Lauxen e Lima Ad­vogados Associados) e do Perito Contábil Rafael A. Baum, que esclareceram uma série de dúvidas dos presentes no encontro virtual.

Durante a live, foram passadas informações atualizadas sobre como está se dando o processo de liberação dos recursos e os procedimentos ne­cessários antes de serem efetivados os pagamen­tos, documentos que devem ser elaborados, con­ferência de dados, documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda em 2021, situa­ção do FGTS, entre outros.

PAGAMENTO

Entre as maiores preocupações apontadas na LIVE estava a previsão de pagamento. Neste caso, in­formação dada pelo Sindicato foi de que a expectati­va é fazer os pagamentos ainda dentro desse mês de dezembro, mesmo com os feriados de final de ano.

FUNDO DE GARANTIA

Outra questão importante diz respeito ao FGTS relativo aos valores das decenais, não só destas duas turmas que receberão agora, mas também em relação aos pagamentos já efetuados em 2018.

Neste caso a informação é de que para o pes­soal que está com contrato de trabalho vigente com a Braskem, os valores serão depositados por ela na conta vinculada do trabalhador. Já para o pessoal que foi desligado, irá receber diretamente.

DOCUMENTAÇÃO

O pessoal DESLIGADO da Braskem, indepen­dente da turma (se a de 2018 ou de agora), deve informar ao Sindicato o seu nome completo, o nú­mero do CPF e, principalmente, o número do PIS, que é a referência para a liberação das verbas do FGTS. As informações podem ser repassadas à en­tidade através do email: secretaria@sindipolo.org.br

Eventuais dúvidas que ainda restaram, mesmo após a LIVE, também podem ser esclarecidas atra­vés deste email.

ATENÇÃO: O ENVIO DESTES DADOS É FUNDAMENTAL PARA QUE O SINDICATO POSSA AGILIZAR O PAGAMENTO AINDA EM DEZEMBRO.

A AÇÃO DAS DECENAIS

Esta ação, uma luta que vem desde 2011 e que agora teve seu desfecho favorável aos trabalhado­res, buscava reconhecer aos empregados da antiga Ipiranga Petroquímica, o pagamento das antigas gratificações decenais para quem já tinha ou esta­va para fazer jus a mesma. Um primeiro grupo já recebeu os valores. Agora, até final de dezembro, o SINDIPOLO espera conseguir fazer o pagamento para mais dois grupo