> ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DE ADMINIST | Sindipolo

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DE ADMINIST

A partir da aprovação da Lei 12.353/2010, as empresas estatais tem que ter um representante dos trabalhadores no seu Conselho de Administração. A lei se aplica às empresas que tenham  200 ou mais empregados diretos e foi uma conquista dos trabalhadores, que há tempo reivindicavam, através dos sindicatos e das Centrais, esta participação.

Desde fevereiro, a Innova chegou a este número. Com isso, agora, ela tem até seis meses, para alterar o seu estatuto, considerando o representante dos trabalhadores. Após, o estatuto é aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas e remetido ao DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), para validação.

O processo de novo estatuto já está em andamento e, de acordo com os prazos,  o limite para disparar o processo eleitoral é agosto. Já ficou acertado que o SINDIPOLO participará, integrando a Comissão Eleitoral que executará o pleito.

Sindipolo já reuniu com a Innova

Em agosto de 2012, o Sindipolo reuniu com a Innova, para tratar a questão. À época, a empresa ainda não tinha 200 trabalhadores, mas o sindicato reafirmou que o primeiro passo seria a constituição de uma Comissão para definir o regulamento da eleição.

Participação do Sindicato

Desde a privatização da Copesul (1992), o Sindipolo participou dos processos eleitorais para escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. Isto proporcionou à entidade, conhecimento geral no processo.

É importante que este processo se dê de forma transparente e democrática, envolvendo todos os trabalhadores da Innova.