> ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DA INNOVA | Sindipolo

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES NO CONSELHO DA INNOVA

Durante esta semana, a Petrobras definirá, com a FUP e sindicatos, o processo para a realização da eleição de um representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da empresa, conforme prevê a Lei 12.353, sancionada pelo governo Lula em 2010. Esta garante a participação de empregados ativos nos Conselhos das empresas públicas e de economia mista e em suas subsidiárias e controladas. A lei se aplica às empresas que tenham no mínimo 200 empregados em seu quadro de pessoal.

Eleição também na Innova

Além da controladora, outras seis empresas do Sistema Petrobras terão eleições, entre elas a Innova.  Assim, a Innova também terá que constituir comissões específicas com o sindicato para conduzir seu processo eleitoral.

A comissão eleitoral é composta paritariamente por representantes da empresa e do sindicato e irá elaborar o regulamento das eleições.

O Sindipolo, desde a privatização da Copesul, em maio de 1992, participou de todos os processos eleitorais de escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, até a extinção da Copesul, quando esta passou a ser controlada pela Braskem. O Sindicato já formalizou, junto a Innova, pedido de reunião para tratar do processo eleitoral.

Processo transparente e democrático

A eleição do representante para o Conselho de Administração garante a participação dos empregados nas decisões estratégicas da companhia e dá cada vez mais transparência às ações da Petrobras. O processo deve ter uma forte participação dos empregados.