> ELEIÇÃO PARA COMISSÃO DE PLR NA BRASKEM | Sindipolo

ELEIÇÃO PARA COMISSÃO DE PLR NA BRASKEM

Estão abertas para votação dos trabalhadores da Braskem RS na Eleição para formação da Comissão de PLR da Braskem, mandato 2017 a 2018. As votações iniciaram ontem, dia 12/12, às 8h e irão até o dia 16/12 às 13h.

A composição da Comissão de PLR é de 13 representantes eleitos pelo voto direto dos trabalhadores, 13 representantes indicados pela Braskem e um representante indicado pelo SIN­DIPOLO. No total, a Comissão de PLR é formada por 27 pessoas e mais alguns assessores do RH corporativo da empresa.

A Comissão terá mandato de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Terá a responsabilidade de debater e negociar o Acor­do de PLR 2017 e 2018, bem como as metas apresentadas (ge­ralmente impostas) pela empresa e o acompanhamento destas durante cada ano.

Ao longo dos anos tem se conseguido avançar, mesmo que de forma muito pequena, no Acordo de PLR e nas concepções das Metas interpostas pela Braskem. Não foram debates fáceis, visto que a Comissão não tem estabilidade. Isto leva a alguns representantes dos trabalhadores a não se manifestarem nas reuniões e debates a favor de avanços aos trabalhadores. Visto que entre os indicados pela empresa estão gerentes e outros chefes que irão defender os interesses somente da empresa.

ALGUNS AVANÇOS JÁ OBTIDOS:

Proteção a gestante, sem prejuízo a sua PLR;

Os que pedirem demissão levam a PLR proporcional, antes não levavam;

Os acidentados no trabalho não terão perda na PLR;

Os acidentados fora do trabalho terão três meses de tempo para não serem descontados na sua PLR;

Acidente de trabalho não pode constar como Meta na PLR;

O EBITDA não pode constar como Meta na Parcela Operacional.

Estes, entre outras melhorias e avanços, foram obtidos em debates acalorados na Comissão de PLR, por isso tem se solici­tado sempre que os representantes eleitos pelos trabalhadores tenham estabilidade, assim podendo levar e defender todas as reivindicações dos trabalhadores. Outras melhorias foram solicitadas e debatidas com os representantes da empresa na Comissão, mas infelizmente ainda não avançaram, devendo continuar sendo tratadas pela Comissão que será eleita.

CUIDADO COM CANDIDATO QUE NÃO

REPRESENTA OS TRABALHADORES

Em toda eleição, a empresa age da mesma forma, com sua estratégia de “convidar” alguns trabalhadores, por ela consi­derados mais aderentes à sua lógica de não avançar na Ne­gociação do Acordo de PLR. Ela acaba pressionando estes a concorrerem, e sem muita alternativa, estes acabam se inscre­vendo. Entendemos a situação destes companheiros, mas tem que ficar visível para todos os trabalhadores as manobras que a empresa aplica no processo de escolha dos trabalhadores.

A empresa, além de indicar seus gerentes e chefes para as 13 vagas que ela tem, ainda quer colo­car alguns dela entre os 13 eleitos pe­los trabalhadores.

Infelizmente a direção da empresa não consegue ser democrática, utiliza esta manobra aqui na Eleição da Co­missão de PLR como faz na eleição das CIPAs. Mas os trabalhadores têm que estar atentos a estas malandragens eleitorais. Temos que votar em quem realmente está se colocando em defesa de avanços e melhorias.

QUEM VOTA E COMO VOTA

Todos trabalhadores empregados na Braskem até a abertura do Processo Eleitoral (07/12/2016) podem votar nesta Eleição.

A empresa MQV (a mesma que fez o processo eleito­ral da CIPAs) foi contratada para operacionalizar a Eleição das Comissão de PLR. Ela enviará pelo email corporativo a cada um dos trabalhadores (individualmente) orienta­ções para votar. Caso não tenha recebido seu email com o número do “Contrato”, “usuário” e “senha”, faça contato com a Comissão Eleitoral pelo ramal 6206, ou procure um dirigente sindical de sua unidade.

De conhecimento das informações acima, entre no site da MQV pelo www.plr.mqvcipa.com.br , faça seu LO­GIN digitando o número do CONTRATO, USUÁRIO e SE­NHA, escolha seu candidato e confirme.

O resultado do pleito será apurado na sexta-feira após às 14h, sendo divulgado por Edital no email corpo­rativo da Braskem e na próxima semana pelo SINDIPOLO no Em Dia.

Participe deste processo, por sua importância coleti­va que refletirá diretamente no valor de sua PLR nos pró­ximos anos!

CONCORREM 28 CANDIDATOS

Nesta eleição teremos 28 candidatos para 13 membros da Comissão de PLR.

ONZE candidatos na UNIB para SEIS vagas;

DEZ candidatos na PP1/PP2-PE5 para QUATRO vagas;

CINCO candidatos da PE4/PE6 para DUAS vagas, e;

DOIS candidatos da Unidade de Apoio (UA) para UMA vaga.

Entre os 28 candidatos estão seis dirigentes sindicais con­correndo. Entendemos que estes, se eleitos forem, desempe­nharão uma função importante junto aos demais eleitos, tendo uma postura para o bom debate e de apresentarem propostas de verdadeira evolução no Acordo e nas Metas da PLR.

Assim pedimos sua atenção neste pleito e o voto nas pessoas que poderão estar na Comissão de PLR sem medo se se posicionarem e de se exporem na defesa dos interes­ses dos trabalhadores da Braskem