ELEIÇÃO PARA CIPA NA BRASKEM-PE4 E PE6

As inscrições para concorrer a representante dos trabalhadores na CIPA da Braskem-PE4 e PE6 estão abertas desde o dia 6 de novembro e se estendem até o dia 20 de novembro. No dia 22, será divulgada a relação dos candidatos inscritos. Já a eleição ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro, por votação eletrônica. A divulgação dos eleitos, será no dia 30/11.

Uma CIPA atuante que trate a prevenção de acidentes nas empresas, assim como análise das ocorrências anormais e dos acidentes, é importante. Mas o que se vê nos últimos anos, é que boa parte dos trabalhadores não quer se envolver com a CIPA. Isso é compreensível, Muitas vezes a questão da segurança não passa de discurso das empresas. Além disto, a estabilidade do ano do mandato, mais um ano aos membros, não dá aos participantes a garantia necessária, sem o risco de represálias, de que possam realizar um trabalho efetivo em relação a segurança e prevenção de acidentes.  Por isso, sua atuação acaba sendo limitada.

A posição do Sindicato sempre foi de defender a CIPA e incentivar os trabalhadores a participarem. Que os comprometidos com a segurança fossem os escolhidos. Mas, frente ao que acontece na prática, para ajudar a desenvolver o trabalho da Comissão, temos indicado dirigentes sindicais para concorrerem. Estes, como já tem a estabilidade de dirigente sindical, participam da Comissão com objetivo de atuar com mais autonomia e independência nas questões de segurança.

GERSON BORBA para a CIPA da PE4/PE6

Para a CIPA da BRASKEM/PE4 e PE6, o dirigente sindical que está concorrendo, a partir de deliberação da direção do SINDIPOLO, é o GERSON BORBA. O trabalho dos dirigentes sindicais que participam da CIPA, além de ser acompanhado e sobrado pela categoria, também tem o acompanhamento e o assessoramento direto da direção do Sindicato.

Por isto, pedimos aos trabalhadores que votem nos dirigentes que concorrem à CIPA, neste caso, o GERSON BORBA. Eles têm condições efetivas de atuar sem o risco e o receio de represálias por parte das empresas.

O objetivo do dirigente sindical na CIPA é ajudar os demais integrantes da Comissão a realizar um trabalho com vistas a garantir melhores condições de segurança, defesa da saúde e acompanhamento efetivo dos acidentes e das situações de riscos.