ELEIÇÃO DA CIPA BRASKEM

Está em pleno desenvolvimento mais um proces-so para escolha dos compo-nentes da CIPA, gestão 2013. Esta eleição, que acontece anual-mente, é fruto da Portaria 3.214, de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego que aprovou as normas regula-mentadoras entre elas a NR 5 que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

A composição da CIPA comporta representação dos trabalhadores e dos empre-gadores. Os trabalhadores elegem seus representantes pelo voto direto. A empresa indica os seus representantes e também presidente da Comissão.

As empresas de modo geral, por mais que pareçam dar importância a esta fer-ramenta, o fazem por estrito cumprimento da legislação. Se assim não fosse poderiam, se quisessem, eleger a totalidade de seus membros pela vontade dos traba-lhadores, através do voto.

CONQUISTA DE TODOS

A CIPA é uma conquista de todos nós. É através dela que podemos incidir de maneira abrangente em todas as ações que se liguem com saúde e segurança nos nossos ambientes de trabalho. As inúmeras atribuições dos cipeiros comportam ações, que se bem planejadas e postas em prática, podem nos trazer um ambiente de trabalho com continuadas melhorias.

Esta ferra-menta é um instrumento de proteção coletiva e como tal precisa ser seguida com seriedade e dedicação daqueles que foram escolhidos para esta importante tarefa.

O SINDIPOLO acompanha desde sempre as CIPAs no Polo. Conhecemos os companheiros compro-metidos mas não podemos deixar de citar as artimanhas empresariais que “convidam” trabalhadores a se inscreverem como uma manobra para terem o cumprimento da legislação sem os devidos comprometimentos de parte de seus integrantes.

Confiamos parte de nossa saúde e segurança a estes companheiros de trabalho eleitos, que tem a tarefa de identificar riscos, fazer inspeções, participar das investigações de acidentes entre outras ações relacionada a segurança e saúde de todos.

Em tempos de gestões “avançadas”, onde a individualidade prepondera, é tempo, também, de refletirmos e encaminharmos nossas escolhas para aqueles que têm vontade própria de nos representar.

PARTICIPAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICIAS

Pela importância deste processo de eleição e pela avaliação da diretoria do SINDIPOLO quanto aos aspectos de saúde e segurança do trabalho no Polo, é que estamos indicando para concorrerem as CIPAs, os companheiros dirigentes sindicais que necessariamente darão uma resposta esperada pelos trabalhadores.