> Eleição Comissão PLR Braskem – Resultado | Sindipolo

Eleição Comissão PLR Braskem – Resultado

Na última sexta-feira, dia 16/12, encerrou o processo eletrô­nico de coleta de votos para escolha dos 13 trabalhadores que irão formar a Comissão que negociará as PLRs de 2017 e 2018.

Restam agora, para concluir a formação de 27 pessoas da Comissão de PLR, a Braskem indicar seus 13 representantes, e com mais UM indicado do SINDIPOLO, fica formada a Comis­são de PLR.

RESULTADO – A coleta de votos começou às 8h de segunda­-feira, 12/12, sendo conduzido de forma eletrônica pela em­presa MQV, contratada pela Braskem, e acompanhada pela comissão eleitoral. A participação dos trabalhadores no pleito foi em média, entre as Unidades, de 55%. Veja no quadro como foi a participação por Unidade.

Uma das regras desta eleição era obter uma participação de no mínimo 50% + 1 do total de trabalhadores (1.624) das quatro Unidades. Caso não fosse atingido este percentual em alguma das Unidades, o pleito deveria ser refeito naquela uni­dade onde não fosse obtida esta marca. Até um dia antes do fechamento da votação, UNIB 2 RS e PP1/2-PE5 estavam em torno de 35% do quórum mínimo, mas conseguiram se superar e alcançar a participação acima de 50%. O voto é facultativo, a modalidade de voto eletrônico retira o clamor pela partici­pação, mas os eleitos precisam da força da participação de to­dos os trabalhadores, assim colocaremos nossa representação com mais respaldo na Comissão.

TRABALHO A FRENTE – A Comissão de PLR tem uma grande tarefa a ser continuada. Nas comissões anteriores consegui­mos obter alguns avanços, mesmo que pequenos, como corri­gir no Acordo de PLR questões de exclusões da gestante e do acidentado ocupacional sem perda das suas PLRs e o acidenta­do não ocupacional com três meses de carência de afastamen­to para não ser penalizado na PLR. Ficam agora estes trabalha­dores com o compromisso de dar continuidade as propostas já debatidas com os representantes da empresa. Sabemos todos que não é uma tarefa fácil, visto que estes representantes dos trabalhadores ainda não têm estabilidade formal e que geral­mente os representantes da empresa são os gerentes e outros chefes, intimidando muitas vezes o posicionamento e até a voz dos eleitos pelos trabalhadores.

Um dos pedidos dos trabalhadores na Comissão foi atingi­do, o de realizarmos a escolha dos trabalhadores ainda antes de começar o período da nova gestão. Agora temos que dar iní­cio, ainda em janeiro/2017, da primeira reunião da Comissão e assim qualificarmos mais o debate e os interesses da coletivi­dade. Boas negociações a todos.

OS ELEITOS – Aos companheiros eleitos e aos demais que volun­tariamente se dispuseram a participar do pleito, nossos agrade­cimentos. Aos eleitos, pedimos muita dedicação e empenho na representação dos interesses dos trabalhadores na PLR, levando a todos os debates realizados na Comissão, bem como chaman­do os trabalhadores representados para as tomadas de decisão sobre o tema. Veja abaixo quem são os eleitos.

PLR tabela 1 PLR tabela 2