> E a situação do CopesulPrev e Triunfo Vida? | Sindipolo

E a situação do CopesulPrev e Triunfo Vida?

Quando a Braskem entrou com o pedido de liquidação do Plano CopesulPrev,  em 31/8/09, foi sinalizado aos participantes brevidade na liberação do fundo de retirada. Isto gerou uma enorme expectativa quanto ao destino a ser dado a estes valores com o fechamento do Plano. Porém, já passou mais de um ano, e não há qualquer informação sobre a homologação da liquidação do Plano e, consequentemente, a liberação do Fundo de Retirada.

E as contribuiçõesde 1995 a 2004?

Outra questão que continua em aberto diz respeito a contribuição, por parte da patrocinadora, no período de 1995 a 2004, conforme compromisso assumido pela Copesul na implantação do CopesulPrev, que hoje é responsabilidade da Braskem. Os trabalhadores estão contando com as contribuições destes nove anos na hora de movimentarem seu Fundo de Retirada.

Situação semelhante acontece em relação ao Plano da FFMB (Ipiranga). Também foi gerada expectativa quanto a liberação imediata do Fundo de Retirada, mas da mesma forma, não há qualquer retorno sobre a mesma.

Triunfo Vida

Da mesma forma, também começa uma certa ansiedade sobre a situação da liquidação do Plano Triunfo Vida. Os trabalhadores, inclusive para poderem se organizar e definir o destino para o Fundo de Retirada precisam ter uma previsão da homologação do fim do Plano.

Braskem deve responder

Quem acompanha os processos de retirada dos Planos de Previdência Complementar, sabe que há prazos tanto para as administradoras dos Planos efetuar os cálculos, como para a PREVIC fazer sua análise e se posicionar. Sabe-se também que caso ocorra qualquer questionamento sobre cálculos, por exemplo, é solicitada a reavaliação. Os prazos passam a ser recontados.

Independente disto, a iniciativa de responder de forma objetiva à situação do andamento do fim destes patrocínios é da Braskem. Foi ela quem tomou a iniciativa de liquidar os Planos. Portanto, tem o dever e a obrigação de fornecer as informações que os trabalhadores precisam.

Encontro com a Petros

Como existem muitas dúvidas entre os participantes sobre o desdobramento da liquidação do Plano CopesulPrev e do Triunfo Vida, solicitamos à Petros um en-contro, no Sindicato, para esclarecimentos sobre a tramitação destes processos. Nossa expectativa é que este encontro aconteça até final de setembro.

Reiteramos que em uma oportunidade quando convidamos a direção da Petros para fazer esclarecimentos sobre o Cope-sulPrev em agosto de 2009, a presença dos participantes foi inexpressiva. Agora, que há vários questionamentos sobre os Planos, é importante a participação de todos no encontro com a Petros.