> DOCUMENTÁRIO “OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER” MOSTRA AÇÕES DA LUTA ARMADA CONTRA A DITADURA | Sindipolo

Apresentação será dia 7 de abril, às 18h30, na sede do Sindipolo. O encon­tro é aberto a todos os interessados.

Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, será apresentado na sede do Sindipolo, às 18h30, o documentário “OUSAR LU­TAR, OUSAR VENCER!”. A ini­ciativa é do Sindipolo, Sindi­petro-RS e projeto Correria.

O filme traz memórias, relatos e histórias da luta ar­mada contra a ditadura civil­-militar implantada no Brasil pelo golpe de 1964 contra o presidente João Goulart. O golpe lançou o país numa ditadura que durou 21 anos, e prendeu, torturou e ma­tou milhares de pessoas. O documentário narra a par­ticipação de ex-guerrilheiros e de filhas de militantes que acabaram sendo executados pela ditadura.

A obra faz uma aborda­gem histórica dos guerrilhei­ros, desde a sua origem campone­sa e do seu trei­namento militar em Cuba, até a prisão, o exílio e a anistia destes que lutaram e sobre­viveram.

Os depoimentos são de ex­-guerrilheiros Ubiratan de Sou­za, Diógenes de Oliveira, Ismael Souza, José Nóbrega, Zenaide Oliveira e Pedro Lobo, entre outros. As filhas são Célia Co­queiros e Ñasaindy Barret.

FILMAGENS TAMBÉM EM POA

O documentário foi fil­mado em várias cidades bra­sileiras, entre elas Porto Ale­gre, São José dos Campos, Campinas e Indaiatuba. O SINDIPOLO convida os traba­lhadores a participarem.

A produção é de Guilher­me Fernandes de Oliveira, com edição de Lucas Pitta Klein. O Documentário foi lançado em Novembro de 2015 no CineBancários.