> DIEESE constata aumentos reais acima de 5% | Sindipolo

DIEESE constata aumentos reais acima de 5%

O estudo mostra que diversas categorias tem garantido importantes ganhos reais de salários que estão entre os melhores resultados dos últimos 15 anos e com outro destaque: as negociações tem sido resolvidas em tempo muito curto. Os metalúrgicos do ABC tiveram o maior aumento real da história da categoria – de 6,26%, mais reposição da inflação de 4,29%, num total de 10,81%. Os petroleiros também garantiram ganhos de até 4,65% acima da inflação. Os comerciários de São Paulo esperam garantir os 9,5% de reajuste do salário. Os bancários querem  11%, índice semelhante ao dos metalúrgicos. Um levantamento do Dieese mostra que 97% das 290 categorias que têm data-base no primeiro semestre conquistaram aumentos significativos acima da inflação.

Com a histórica conquista do índice de quase 11% dos metalúrgicos, categorias importantes como petroquímicos, químicos, calçadistas, têxteis, gráficos, entre muitas outras, sinalizam que irão endurecer nas negociações.