> DESCASO DA BRASKEM COM REFEITÓRIO DOS TERCEIRIZADOS | Sindipolo

DESCASO DA BRASKEM COM REFEITÓRIO DOS TERCEIRIZADOS

Dia 09/10, quarta-feira passada, houve falta de energia elétrica no distrito dos terceiros onde se encontra o refeitório dos trabalhadores terceirizados, levando as/os trabalhadores/as da Puras à loucura, pois sem energia elétrica não tem como fazer comida para quase mil pessoas.

Como já não bastasse os problemas que existem na alimentação dos trabalhadores, neste dia o refeitório ficou sem eletricidade das 6h30 até por volta das 11h, fazendo com que o pessoal da Puras tivesse que fazer “mágica” para estar com a comida, sucos e sobremesa prontos para servir ao meio-dia. O Sindipolo esteve acompanhando o Sindiconstrupolo que estava no local para dar apoio às trabalhadoras da Puras e dizer aos trabalhadores que chegavam para almoçar para terem paciência, pois a culpa não era delas  e sim do descaso da Braskem e das empresas prestadoras de serviço em não priorizar a reposição de energia elétrica para o refeitório.

Pura energia

A única forma de vencer a falta de energia elétrica e o descaso da Braskem foi a criatividade  e a energia do trabalho em grupo do pessoal da Puras que atua no refeitório do Distrito, onde atendem quase mil pessoas por dia. Tiveram que servir sucos em jarras, pois as máquinas de suco não funcionavam além de outras correrias e sem sofrerem acidentes. Esta turma merece a nossa gratidão, pelo esforço e coragem no enfrentamento desta situação de penúria.

Entre nós trabalhadores, temos que estar atentos de quem realmente é o culpado por esta situação, sabemos que não é o pessoal da Puras, portanto não poderíamos ter xingado estes, como ocorreu por alguns trabalhadores desatentos a situação. Esta postura só dificultou a louvada atuação das trabalhadoras da Puras. Os trabalhadores necessitam da alimentação, isto é um dever do empregador, e é destes que temos que cobrar fortemente uma solução definitiva para os problemas de alimentação no refeitório do Distrito.

Empresas do descaso

As/os trabalhadoras/os da Puras que atuam no Refeitório do Distrito estão de parabéns pela sua forte atuação como um time engajado em bem servir a todos que ali comparecem.

As empresas prestadoras de serviço e a Braskem têm que resolver definitivamente os problemas de falta de comida no refeitório, pois se não tiver programação diária e correta do número de trabalhadores, sempre haverá a possibilidade de faltar comida para o pessoal que vai almoçar após às 12h30. As empresas têm que passar corretamente a Puras o número de trabalhadores que estarão almoçando. O que adianta estar fazendo uma campanha de não ter restos de comidas sobrando no prato se no refeitório do Distrito tem dia que falta alimentação para 100 pessoas em um dia e no outro sobram para 80 pessoas se alimentarem.

Será que se fosse na produção de eteno ou outro produto da Braskem que faltasse energia elétrica, levaria mais de quatro horas para retornar? Será que se faltasse nafta petroquímica para o processo da Braskem, ela iria levar um ano para resolver?

Teremos que resolver esta situação agora, se não, imaginem como será na Parada Geral de 2014!