> CUT SE RETIRA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE | Sindipolo

CUT SE RETIRA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE

A CUT/RS, a Marcha Mundial das Mulheres, a Via Campesina, as pastorais sociais e outras entidades de esquerda, protagonistas na criação do Fórum Social Mundial, oficializaram sua saída da organização do Fórum Social Temático de Porto Alegre.

Para as entidades, a institucionalização do evento e a participação na sua organiza-ção de segmentos e setores avessos ao projeto de mundo defendido pelo FSM, que não compartilham das idéias que norteiam o evento, não faz o menor sentido.

O FSM é um espaço de debates dos movimentos sociais que buscam alternativas ao modelo neoliberal e se contrapõe ao Forum Econômico de Davos. Assim, não é possível que propostas que defendem um projeto político ligados as idéias capitalistas e neoliberais, que tem arrasado economias, retirado direitos dos trabalhadores, financiado o desemprego, impedido a democracia e condenado milhares à fome, ao autoritarismo e a miséria norteiem as discussões.

Para os trabalhadores, o Fórum não pode se prestar a ser um evento com viés eco-nomicistas, de setores que vislumbram apenas o lucro que pode resultar do mesmo.