Curso : o poder da mídia no século XXI

De 24 a 28 de novembro, cerca de 300 representantes de sindicatos, de movimentos sociais, jornalistas e pesquisadores e estudantes de comunicação participaram do 16º Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), no RJ. O encontro, que é anual, debateu a comunicação do ponto de vista dos movimentos sociais e sindicais.

Com palestrantes como o professor Dênis de Moraes, do Departamento de Estudos Culturais da UFF, o jornalista e pesquisador Venício Lima, da  UNB, Tariq Ali, escritor paquistanês e cientista político, além de apresentação de experiências da comunicação dos sindicatos do país, o encontro discutiu temas como os governos progressistas latino-americanos e o enfrentamento aos monopólios de comunicação.

Uma comunicação  dos trabalhadores

Também foi destacado o papel do meio sindical, dos movimentos sociais e do povo, para construir meios de comunicação que contraponham a hegemonia político-cultural dos EUA sobre o resto do mundo e detenham o controle social da comunicação.

Marcos regulatórios, comunicação sindical, mídia alternativa, o jornal impresso, a democratização da mídia, a TV dos trabalhadores e o papel pedagógico e educativo da imprensa na tarefa de  tarefa de formar consciências foram temas abordados.

Experiências

Também foram relatadas experiências no campo da comunicação Sindical e Popular, que mostram que é possível contrapor a hegemonia da mídia controlada pelo grande capital. Foi, ainda, feita uma homenagem aos 100anos João Cândido, o marinheiro líder da Revolta da Chibata e às mães que perderam filhos para a violência urbana e se tornaram lutadoras por justiça e direitos humanos.