> CURSO DO NPC DEBATEU A COMUNICAÇÃO DOS E PARA OS TRABALHADORES | Sindipolo

CURSO DO NPC DEBATEU A COMUNICAÇÃO DOS E PARA OS TRABALHADORES

Entre os dias 16 e 20 de novembro, cerca de 160 dirigentes e jornalistas sindicais estiveram reunidos para debater a comunicação sindical e a atuação da mídia na construção da realidade. Com o título “A Fusão da Mídia com o Estado e a Manipulação das Consciências” o curso do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) propôs uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação, especialmente a Rede Globo, na manipulação dos fatos e na construção de uma realidade que atenda aos interesses do capital.

Durante os quatro dias, diversos palestrantes se revezaram a mesa abordando assuntos como: quem domina os meios de comunicação no Brasil; que projeto político defendem; o papel da mídia no golpe institucional e na sua permanência; conteúdos dos telejornais e da programação em geral; redes sociais; liberdade de imprensa e direito a informação; mídia alternativa, entre outros.

Em todas as palestras ficou evidente a necessidade de que os trabalhadores tenham seus próprios meios e comunicação e que busquem fontes alternativas, que proporcionem um grau de informação onde se possa ter a informação verdadeira e a partir daí construir sua própria posição em relação a diferentes temas.

Também foi destacada a necessidade de que os meios de informações sindicais esclareçam quanto aos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo em seus direitos, asim como as lutas que diversos setores da sociedade vêm desenvolvendo para resistir a estes ataques.