> CURSO DA CIPA E BENZENO É OBRIGATÓRIO | Sindipolo

CURSO DA CIPA E BENZENO É OBRIGATÓRIO

No momento em que algumas CIPAS no Polo se renovam e iniciam seus treinamentos compulsório para a qualificação dos eleitos e indicados, queremos mais uma vez ressaltar a relevância destas comissões.

O cipeiro escolhido pelos seus companheiros de trabalho e os indicados pela empresa passam a exercer uma nobre missão que visa a prevenção de acidentes e adoecimentos nos meio ambientes de trabalho.

Todos os componentes das diversas CIPAS do Polo, sejam das empresas petro-químicas ou das prestadoras de serviço,  precisam se entender como peças funda-mentais nas ações de prevencionistas de cada empresa.

São os olhares múltiplos por conta do dimensiona-mento setorial da comissão que produzem resultados positivos na medida em que todos os ambientes de trabalho passam ser representados, por conseguinte discutidos nos seus aspectos de saúde e segurança.

Os trabalhadores, que passam a representar seus companheiros na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, trabalharão essa importante representação focada nos seus ambientes de trabalho em conjunto com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMET.

A participação ativa de todos os integrantes da co-missão, nos respectivos trei-namentos e no cumprimento das ações estabelecidas, é o que vai produzir os resultados positivos esperados por todos.

O curso do benzeno (GTB)

Na Braskem-UNIB e Innova, por conta do Acordo do Benzeno existe um acréscimo obrigatório no treinamento dos cipeiros com carga horária mínima de 20h. Esse curso com assuntos que constam no Capítulo – V do Acordo, precisa ser valorizado na sua integralidade. São todos os componentes eleitos e indicados que precisam frequentá-lo.

No acordo também está a possibilidade do Sindicato que representa os traba-lhadores nas empresas cadastradas para o uso do benzeno de participar do curso, ministrando uma parte desse.

O Sindipolo tem sido convidado a participar e no atual curso estaremos expondo nossa parte no dia 26 no Auditório da Braskem-UNIB.

Participe! Sua integração aos assuntos é importante para o conhecimento e desenvolvimento de ações posteriores.