> CONTINUA NEGOCIAÇÃO DO ACORDO DE TURNO | Sindipolo

CONTINUA NEGOCIAÇÃO DO ACORDO DE TURNO

No dia 7, tivemos mais uma reunião para tratar do Acordo de Turno dos trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxes (DSM) e Borealis. Neste foi debatido o pagamento de horas extras nas dobras de turno, HE em palestras e cursos de treinamentos, adicional de turno de 95%, THM de 160h e condições para estagiário em turno.

O andamento do debate demonstra a dificuldade que vamos ter para garantir  avanços no que reivindicados.

PAGAMENTO DE HE É OBRIGATÓRIO

Até então, há indicativo de melhorias na redação de algumas cláusulas, para garantir que sejam, de fato, cumpridas. Por exemplo, a cláusula que trata de HE na dobra de turno é, em princípio, um pedido sem sentido, pois as horas extras efetuadas são obrigadas a serem pagas. Mas ainda tem muitas chefias que estão restringindo seu pagamento. Usam o argumento de que há um limite de HE a ser cumprido pelos trabalhadores por mês.

Por isso, vemos a necessidade de reforçar, tendo como exemplo o caso do pagamento de HE, que estas têm que, obrigatoriamente, serem pagas. Talvez se tenha que colocar nas cláusulas que É PROIBIDO qualquer tratamento em relação a HE que não seja o seu pagamento. Assim como reforços em outros itens.

No caso das HE, estamos tentando tratar institucionalmente, sem citar as áreas ou unidades de maior incidência de irregularidas, principalmente na Braskem. Lembramos que tem questões importantes que ainda não foram tratadas na mesa e que temos que assegurar avanços. No quadro abaixo, reiteramos as reivindicações dos turneiros.