> COMPENSAÇÃO DAS FOLGAS E PONTES DE FERIADOS EM 2014 | Sindipolo

COMPENSAÇÃO DAS FOLGAS E PONTES DE FERIADOS EM 2014

O primeiro item tratado na reunião de negociação dia 4, foi a compensação das folgas e pontes de feriados em 2014. Na nossa pauta, na cláusula 62, está que “as empresas se comprometem a negociarem com o SINDIPOLO o calendário de folgas compensadas anualmente, as compensações de pontes de feriados, assim como as formas e tempos adicionais  de trabalho para as compensações”.

Na reunião propomos uma Comissão com três pessoas do Sindicato mais três das empresas para imediatamente tratarmos das compensações. Estamos no final do ano e temos que definir o calendário de folgas para 2014. É do interesse dos trabalhadores e não podemos deixar que o tema seja tratado exclusivamente pelas empresas.  Elas ficaram de analisar o que propomos e responder posteriormente,  já que é um item da pauta de reivindicações e não teriam uma resposta imediata.

A partir disto, manifestamos que, independente de ser contemplada ou não no Acordo Coletivo nossa reivindicação (cláusula 62), devemos tratar das compensações

TEMOS QUE TRATAR DE IMEDIATO ESTA QUESTÃO

Durante este ano a categoria questionou a não compensação dos dias 23 e 30 de dezembro. Levamos a questão às empresas e foi substituído somente o dia 23 por uma folga no dia 26 de julho. Isto comprova que temos que esta questão deve ser tratada com os trabalhadores, com antecedência. Temos que considerar ainda que em 2014 tem a COPA, e haverá situações de folgas ou liberações para os trabalhadores assistirem e/ou participarem  dos jogos que acontecerão em Porto Alegre. Apelamos ao bom senso das empresas para de imediato tratarmos as compensações das folgas e pontes de feriados de 2014.