> COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO | Sindipolo

COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO

No dia 10 de abril, em SP, no sindicato dos Químicos da CUT, foi rea­lizada uma reu­nião convocada pela bancada dos trabalhadores na Comis­são. Esta representação é feita pelas Centrais Sindicais, cabendo a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), que representa a CUT, a coordenação da bancada.

A comissão do Benzeno foi constituída como um fó­rum tripartite para o acom­panhamento do acordo do Benzeno assinado no final de 1995. Desde sua criação foi diferenciada das demais Comissões, sendo que nossa bancada interage diretamen­te com os Sindicatos, CIPAs e Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno (GTB). Esta interação se dá nas reuniões oficiais da Co­missão, através de um grupo de comunicação, além de encontros para tratarmos de temas pontuais.

A reunião objetivou tra­tar dos temas discutidos na reunião dos Coordenadores das Bancadas na CNPBz ocor­rida no mês de março, con­vocada pelo MTE. Na nossa pauta tratamos do calendário de reuniões em 2015, funcio­namento da Comissão Nacio­nal, Comissões Estaduais e Regionais, encontro técnico dos trabalhadores, postos de combustíveis, regimentos in­ternos e Indicador Biológico de Exposição, além de outros temas.

Foi uma reunião produti­va que congregou sindicatos, cipeiros e getebistas de todos os Estados onde existem em­presas cadastradas que pro­duzem, transportam, armaze­nam, utilizam ou manipulam benzeno e suas misturas líqui­das contendo 1% ou mais em volume do cancerígeno.

Entre outras definições da reunião foi apontado a importância de uma maior participação sindical nas Comissões Estaduais e Re­gionais.