> COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO – CNPBZ | Sindipolo

COMISSÃO NACIONAL PERMANENTE DO BENZENO – CNPBZ

Nos dias 26, 27 e 28 de março, em Minas Gerais, estará acontecendo a primeira reunião ordinária da CNPBz. No primeiro dia, teremos uma visita técnica na siderúrgica Usiminas, na cidade de Ipatinga. Para os dirigentes sindicais e demais participantes da reunião que não forem na visita técnica teremos, na parte da tarde, no SINDIPETRO-BH, um encontro para tratar o tema benzeno.

A Usiminas foi alvo, no ano de 2013, de uma fiscalização do Ministério do Trabalho, e teve encontradas, pelos agentes fiscais, inúmeras irregularidades com relação ao cumprimento do Acordo do Benzeno. Por isso, sofreu inúmeras autuações e teve interditada algumas áreas.

No segundo dia, teremos, na parte da manhã, as reuniões das três bancadas que compõem a comissão: trabalhadores, governo e empregadores. Na parte da tarde, acontece a reunião dos representantes oficiais de cada segmento.

Como na parte da tarde participam apenas os representantes efetivos da Comissão, a bancada dos trabalhadores idealizou e convidou a Dra. Professora Leiliane Coelho, vice-diretora da Faculdade de Farmácia da UFMG para uma palestra sobre Indicadores Biológicos de Exposição (IBE).

No terceiro dia, teremos a reunião plenária, que está inserida desde o início da Comissão, e que tem recebido somente a bancada de trabalhadores e do governo, pois a bancada patronal não participa para não ter que responder e encaminhar os inúmeros problemas de toda ordem, que são relatados pelos participantes que vêm de todos os segmentos cadastrados no Ministério do Trabalho e Emprego.