> COMISSÃO ESTADUAL DO BENZENO/RS | Sindipolo

COMISSÃO ESTADUAL DO BENZENO/RS

PUBLICADO:

No último dia 26, na sede do Sindipolo ocorreu a reunião da Comissão Esta­dual do Benzeno – CEBz/RS. Estiveram presentes os três segmentos de representação oficial que a compõem, além de getebistas e componen­tes de CIPAS.
Na pauta houve a apre­sentação da Petrobrás sobre pendências das recomenda­ções deixadas pela Comissão Nacional, quando de sua vi­sita no ano de 2007 que até então estavam sendo imple­mentadas.

 

Pela Braskem-Unib/RS foi apresentado o andamen­to do projeto de instalação de tratamento de vapores do Terminal de Rio Grande, além das informações refe­rentes ao transporte para tratamento de resíduos con­tendo benzeno, que é feito em Santa Catarina pela em­presa Santhiner.

Sobre esse ponto existe o entendimento que as me­didas tomadas pela Braskem são temerárias, pois além do transporte do produto a ser transformado, existe uma in­certeza quanto ao tratamen­to e destino comercial final dado pela empresa.

Em nova deliberação de­finiu-se a criação de um Gru­po de Trabalho, que vai tratar, já em abril, da elaboração de um treinamento para as con­tratadas das empresas cadas­tradas no MTE. O enfoque do grupo será a Portaria 776 do Ministério da Saúde, que trata da vigilância à saúde dos tra­balhadores expostos ao Ben­zeno. Ela também enfatiza o cumprimento do Fluxograma relativo ao encaminhamento de casos de trabalhadores ex­postos com suspeita de aco­metimento de Benzenismo, além da volta da Previdência Social aos respectivos meio ambientes do trabalho.

Foi tratada, ainda, a pu­blicação, pela Superinten­dência do Trabalho do Rio Grande do Sul, do Regimento Interno da Comissão que já está aprovado.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD