> CEBz/RS – Reunião sobre o BENZENO | Sindipolo

CEBz/RS – Reunião sobre o BENZENO

O SINDIPOLO participou, no dia 28/09, no Sindipetro-RS, da reunião da Comissão Estadual do Benzeno-RS (CEBz).

Nesta estiveram presentes, além dos representantes das Bancadas do Governo, Empresas e Trabalhadores, os GTBistas da Innova, Braskem UNIB, SGS, Corsan/Sitel e REFAP, entre outros cipeiros e sindicalistas.

PAUTA DEBATIDA – A Braskem fez uma explanação da atual fase das instalações da VCU do Terminal em Rio Grande (TERG), que fará a queima de resíduos gerados nos carregamentos e descarregamento de pro­dutos. No momento o sistema se encontra em testes e ajustes. Ficou o indicativo de realização de uma visita técnica no TERG pela CEBz em março de 2018.

Outro tema ainda envolvendo traba­lhadores do Polo foi sobre a emissão das CATs. Estas deverão ser emitidas conforme prevê a Portaria 776 no seu diagrama, tan­to para trabalhadores diretos como tercei­rizados.

RELATÓRIO VISITA REFAP – Neste encontro foi apresentado pelas bancadas do Governo e dos Trabalhadores os pontos observados durante a Visita Técnica realiza­da pela CEBz-RS no dia 31/8. Vários pontos observados relacionados com o Benzeno foram repassados aos representantes da Pe­trobrás/REFAP além de outras observações pertinentes à segurança dos trabalhadores. A REFAP irá estudar as questões levantadas e apresentar um plano de ação.

COMPROMISSOS PARA A PRÓXIMA REUNIÃO – A próxima reunião ocorrerá em 14/12/2017. Nela deve ser debatido sobre o vazamento de Benzeno ocorrido envol­vendo a empresa de Navegação Guarita no Terminal de Rio Grande e Organização do Encontro de GTBs para maio de 2018.

GTBISTAS – A atuação dos GTBistas é imprescindível para minimizar os riscos e a exposição dos trabalhadores. Este trabalho deve ser realizado cotidianamente dentro das empresas, apontando à CIPA e aos se­tores responsáveis pela exposição, com o apoio das áreas de segurança e de saúde ao trabalhador, levando ao conhecimento da CEBz as boas práticas, bem como a ne­cessidades de melhorias.

5 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO AO BENZENO

Neste dia 5, estará sendo distribui­do material específico aos trabalhado­res, alertando para a necessidade de maior vigilância quanto ao Benzeno, especialmente frente a precarização na saúde que está sendo imposta com a Reforma Trabalhista