CARTA DA PETROS COM FUNDO INDIVIDUAL DE RETIRADA GERA INDIGNAÇÃO ENT

Em função da retirada do patrocínio do Plano Petros Copesul, imposta pela Braskem aos participantes do Plano, a Petros está enviando carta a cada participante que, entre outras questões, informa o Fundo Individual de Retirada de cada um. A pedido da Braskem, esta semana a Petros está fazendo palestras, em POA e Triunfo, sobre o Plano.

O montante deste Fundo informado está gerando enorme revolta e indignação entre os participantes. O valor não atende as complementações de aposentadoria pelo período previsto no Plano.

Independente da retirada do patrocínio do Plano, feita pela Braskem,  pelo cálculo atuarial referente a cada participante, quando este reunir todas condições para a aposentadoria com a complementação pelo Plano Petros Cope-sul, seu Fundo Individual de Retirada já está constituído.

Isto, considerando o que está previsto no Plano, pois, tanto o participante quanto a patrocinadora, contribuíram de acordo com o que previa o Plano. Inclusive, o participante (assistido ou pensionista) continuou contribuindo ao Plano, depois de aposentado.

Ações judiciais

Ao que tudo indica, pelas pessoas que já entraram em contato com o SINDIPOLO, revoltadas com os montantes apresentados, certamente esta questão resultará em centenas de ações individuais questionando os valores, ou até coletivas, pelo sindicato.

Isto, independente das ações coletivas que a entidade já tem na Justiça Trabalhista, Cível e Federal. Estas ações questionam a retirada do patrocínio do Plano e buscam a garantia de todos os direitos dos participantes.

Reunião no Sindicato

O Sindicato está acompanhando a tramitação do processo e a partir das dúvidas que recebemos, vamos fazer uma reunião com os participantes para esclarecimentos sobre a situação, o andamento das ações na Justiça e a definição de novos encaminhamentos em função da fase em que se encontra a tentativa da Braskem de acabar com este direito dos trabalhadores. Solicitamos aos participantes que repassem ao Sindicato as dúvidas sobre o que está acontecendo no Plano.