> Campanha Unificada na Lanxess | Sindipolo

Campanha Unificada na Lanxess

Notícias evidenciam a boa situação da empresa que segue com planos de expansão e vem aumentando sua própria previsão de faturamento e lucro para 2010. Na hora de negociar, porém, vem tentando chamar atenção ao passado, especialmente para 2009. A história recente para os trabalhadores da LANXESS não tem sido boa e não foi apenas em um ano, de forma que é pertinente sim olhar o passado, mas para todo ele, inclusive para as perdas salariais acumuladas. Se 2009 foi um ano ruim (e nem tanto), é mais verdade ainda que por conta de reajustes abaixo do INPC e a falta de uma política clara de plano de cargos e salários, os trabalhadores da LANXESS estão comprovadamente com salários 18% abaixo da média do pólo gaúcho. O passado vale sim, não como pretexto para justificar dificuldades, mas, pelo contrário é motivo para avançar no acordo. O presente e as perspectivas futuras apontam também para um acordo com recuperação de perdas, pois, há sinais positivos tanto na economia como um todo, como para o segmento da empresa. Diversas categorias estão fechando acordos muito acima do INPC e avançando em outras cláusulas.

Por mais justos que sejam nossos argumentos eles por si só não garantirão avanços. Nossa mobilização é a garantia de conquistas e esta é a hora de demonstrarmos nosso descontentamento. Na reunião que ocorre com a LANXESS nos dias 28 e 29 de setembro em SP, devemos concluir a apresentação da pauta e receber a resposta sobre a questão das terceirizações. Na questão da PLR, não houve posicionamento da empresa sobre a proposta de elevar o “target” de 1,55 para 2,2 salários, feita pelos sindicatos.