> CAMPANHA SALARIAL/2014 | Sindipolo

CAMPANHA SALARIAL/2014

Na semana passada, dia 5, tivemos reunião com as empresas para  formalizar à Braskem, Innova, Lanxess KEL, Oxiteno e Borealis a decisão dos trabalhadores nas assembleias. Eles rejeitaram a proposta de 7,76% de reajuste salarial escalonado e  aprovaram a contraproposta de 10% de reajuste salarial, SEM ESCALONAMENTO.

Apesar da decisão dos trabalhadores ser praticamente por unanimidade, tanto para rejeição à proposta de 7,76% quanto para aprovação da proposta de 10% sem escalonamento, as empresas estão impondo os 7,76% rejeitado, ignorando e desrespeitando a quase unânime decisão da categoria. Fazem isso e consideram a negociação como encerrada.

Na mesa de negociação o Sindicato deixou claro que para os trabalhadores a negociação não está encerrada e serão buscadas formas de fazer as empresas avançarem na sua proposta.

Não vamos admitir como houve na negociação de 2010, quando tratávamos só das questões econômicas da negociação e as empresas emperraram numa proposta rebaixada, colocada na folha de pagamento.

O resultado do que as empresas estão fazendo serão acordos por apenas um ano de vigência. É a segunda vez em um curto período que quando estamos tratando apenas das questões econômicas elas “fincam pé” numa proposta e a impõe aos trabalhadores.

As empresas sabem da contraproposta de reajuste de 10% sem escalonamento e outras questões aprovadas pelos trabalhadores e vamos forçar para que as negociações tenham andamento e assegurar que as reivindicações da categoria sejam atendidas.