> CAMPANHA SALARIAL: REUNIÃO COM ARLANXEO DIA 18 E DO ACORDO GERAL DIA 25 | Sindipolo

CAMPANHA SALARIAL: REUNIÃO COM ARLANXEO DIA 18 E DO ACORDO GERAL DIA 25

Nos próximos dias 18 e 25, teremos reunião de negociação com a Arlanxeo (Data Base setembro) e com as empresas Oxiteno, Innova e Braskem (Data Base outubro), respectivamente. Nos dois casos, será uma segunda rodada de negociação.

ARLANXEO – Como já havíamos informado, a proposta da Arlanxeo de reajuste sa­larial de 1,38% foi rejeitada e os trabalhadores, aqui no RS, reiteraram sua contrapro­posta de 1,73% + 5% de produtividade. Em Pernambuco a proposta dos trabalhadores também é de 1,73% + 5% de produtividade e, no Rio de Janeiro, foi alterada a pauta para 4% de reajuste para salários e benefícios, incluídos neste percentual o INPC.

ACORDO GERAL – No caso do Acordo Geral, as empresas ainda não apresentaram proposta no RS. Mas na Bahia, a proposta foi de 1,73% para DB Setembro, e retirada de cláusulas do atual acordo coletivo, o que foi rejeitado pela categoria. A expectativa é que na reunião do dia 25, as empresas apresentem uma proposta que atenda ao que vem sendo reivindicado pelos trabalhadores, que tem entre os principais itens:

Reajuste salarial pelo INPC dos últimos 12 me­ses + 5% de aumento real (INPC fechou em 1,63%);

Reajuste para os auxílios e benefícios praticados pelas empresas pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses + 5%;

Reajuste do piso salarial INPC + 5% aumento real;

Equalização do auxílio-educação dos trabalhadores da Braskem.

INDICADORES ECONÔMICOS

12 meses – PARA DB OUTUBRO