> CAMPANHA SALARIAL: EMPRESAS APRESENTAM PROPOSTAS | Sindipolo

CAMPANHA SALARIAL: EMPRESAS APRESENTAM PROPOSTAS

PROPOSTA DA  ARLANXEO
REAJUSTE SALARIAL Reajuste linear dos salários em 3,64% (INPC) e o mesmo reajuste para o Piso Salarial, Auxílio Creche, Auxílio Excepcional, Auxílio Educação. Para o OMO o reajuste será de 5,37%.

Abaixo e na página 3, estão, de forma sucinta, os principais itens da proposta apresentada pela ARLANXEO.

Na proposta ainda é mantido o Banco de Horas, o auxílio-creche/acompanhante limitado a R$ 2.000,00 e neste caso, com a comprovação através da cópia de Carteira de Trabalho assinada, recibo de salário pago e comprovante de recolhimento ao INSS/GPS e reajuste da refeição em 3,64%. (Mais na página 3).

A proposta apresentada pela ARLANXEO teve algumas evoluções em relação a anterior, onde a empresa alterava e rebaixava uma série de cláusulas do Acordo.

A proposta da ARLANXEO, especialmente em relação às questões econômicas, para HPE e TSR, e Banco de Horas é insuficiente e deve ser melhorada.

RIO DE JANEIRO

Na negociação da ARLANXEO no RJ (DB Setembro) entre os principais itens da proposta da empresa está reajuste salarial de 3,64% (INPC). Além disso, 5,37% de reajuste nos auxílios OMO, creche e excepcional. No RJ o reajuste para os auxílios teve aumento real de 1,73%. As assembleias dos trabalhadores da empresa no RJ para apreciação da proposta serão realizadas entre os dias 29 e 31 de outubro.

PROPOSTA DA  BRASKEM, INNOVA E OXITENO

REAJUSTE SALARIAL Reajuste salarial escalonado de 3,97% (INPC) e o mesmo percentual de reajuste para os auxílios creche, auxílio excepcional e auxílio educação.

Na reunião de negociação de sexta-feira (26), as empresas também retiraram a proposta de Banco de Horas, entre outras questões que rebaixavam o Acordo.

Em relação a vigência do Acordo, a proposta é de que o mesmo tenha validade enquanto estiver sendo negociado um novo Acordo e está formalizado o auxílio educação para escola infantil, nível fundamental, ensino médio, pós-médio (curso técnico), graduação, pós-graduação (especializações), MBA, mestrado e doutorado e, ainda, elevada a idade para concessão do auxílio para o filho de 24 para 26 anos. Quanto as adoções, a proposta assegura também auxílio por filho com deficiência em hipótese de tutela originária de relação homoafetiva. Em relação aos feriados, a proposta é de mudanças de feriados das quartas-feiras para a segunda ou sexta-feira da mesma semana.

Entendemos que essa proposta tem que avançar, principalmente no reajuste salarial, e que seja sem escalonamento. O mesmo reajuste dos salários também para os auxílios; Auxílio Creche para o trabalhador e trabalhadora; reajuste da assistência médica no máximo pelo percentual de reajuste dos salários; avanços em questões em SSMA; Combate ao Assédio Moral; pagamento de todas HE e multas nos casos de não pagamento; entre outras questões. As assembleias para apreciação da proposta serão na próxima semana, iniciando na segunda-feira, às 24h. Nossa posição é de rejeição e de tirada de uma contraproposta conforme itens que destacamos acima.