> CAMPANHA SALARIAL | Sindipolo

CAMPANHA SALARIAL

Entrega da pauta aprovada

Na negociação deste ano, temos que buscar muitos avanços que já são praticados aqui para os trabalhadores da Braskem e não para os da Innova, Borealis, DSM e Oxiteno e também outras questões que estão nos acordos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas.

Temos quatro premissas fundamentais que devem ser asseguradas na negociação:  1)manutenção do atual Acordo Coletivo; 2)extensão de todas as cláusulas a toda a categoria; 3)vigência de um ano; e 4)data-base setembro.

A manutenção do acordo e sua extensão a todos os trabalhadores é para equalizar as conquistas e condições de trabalho. Já a vigência de um ano, é para evitar que na negociação só do reajuste salarial, as empresas ignorem a decisão da categoria, colocando um reajuste rejeitado na folha de pagamento, como fizeram em 2010.  Quanto a data-base setembro, o objetivo é negociar na mesma DB do RJ, AL e BA, onde a Braskem tem o comando da maioria das empresas.

A pauta de reivindicações aprovada nas assembleias foi entregue ao Sindiquim na sexta-feira, dia 2/09. A expectativa é de que nos próximos dias aconteçam as reuniões de apresentação e defesa da nossa pauta junto às empresas.

Reiteramos tópicos da pauta

Manutenção e extensão do acordo à toda a categoria; Vigência do acordo por um ano; Data-base setembro;Reajuste salarial de 13,35%; Abono de férias de um salário, mais 1/3 de lei; Licença-maternidade de seis meses; Auxílio educação de R$ 1.500,00 por semestre;

Todas horas extra a 120%; Total Hora Mês (THM) de 200 horas; Novo plano de saúde Braskem; Aposentadoria especial; Indenização aos demitidos com mais de 45 anos; Cartão ponto nas Portarias; Estabilidade e garantias no emprego;  Melhorias na segurança.