> CAMPANHA SALARIAL 2013 | Sindipolo

CAMPANHA SALARIAL 2013

CAMPANHA SALARIAL 2013: MANIFESTAÇÕES DEMONSTRAM INSATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES

As atividades de protesto realizadas com o ADM e com os turneiros, mostraram a insatisfação dos trabalha-dores com a forma como as empresas estão tratando a negociação salarial e a necessidade de uma imediata mudança nesta postura

Os trabalhadores realizaram, dia 28, manifestação em frente a Portaria da Braskem /UNIB. A atividade durou cerca de duas horas, a partir  das 7h30. A mesma atividade foi realizada novamente no dia 29, com os turneiros, na entrada, às 8h.  As manifestações contaram com o apoio do SINDICONSTRUPOLO.

O objetivo foi, também, pressionar as empresas, Braskem, Innova, Lanxess KELL, Bore-alis e Oxiteno a avançarem na negociação, com uma proposta que atenda minimamente o que  vem sendo reivindicado pelos trabalhadores.

CAMPANHA SALARIAL: Reunião de negociação na terça- feira,  dia 3 de dezembro

Apesar da pauta ter sido entregue no início de setembro, as empresas levaram quase dois meses para iniciar a negociação e depois apresentaram uma  proposta rebaixada, de 6,5% até um salário e R$ 7.356,24 e acima deste, um valor fico de R$ 478,16 e correção do piso salarial do auxílio educação, creche e outros em 6,5%.  Esta proposta foi  imediatamente rejeitada.

Faz 20 dias da última reunião e as empresas não se manifestaram mais. Inclusive, desmarcaram uma reunião que estava agendada para o dia 25/11.

Para os trabalhadores, não há o que justifique a posição das empresas a não ser um tratamento de descaso com uma questão fundamental para a categoria.

Muitos itens já são atendidos em outras regiões

O que foi apresentado pelas empresas, é, praticamente, o que já havia sido rejeitado em outras regiões. Desde então, já apresentaram 8% nos outros estados e aqui sequer marcaram reunião. Além disso,muitos itens que estão sendo buscados aqui, já são atendidos pelas empresas em outras unidades.

Um dos pontos fundamentais para os trabalha-dores, além de um reajuste salarial satisfatório, é a extensão de todas as conquistas do Acordo para todos os tra-balhadores do Polo e outras questões.

REUNIÃO

Para garantir os avanços  que buscamos, é importante a categoria continuar mobi-lizada, até que as empresas apresentem uma proposta razoável. Vamos intensificar as manifestações, se não houver avanços. Na tarde da segunda, dia 2 o Sindiquim agendou com o Sindicato uma reunião de negociação na terça-feira, dia 3 de dezembro.