> BRASKEM TEM LUCRO RECORD | Sindipolo

BRASKEM TEM LUCRO RECORD

O CRESCIMENTO NO EBITDA FOI DE DE 106%

A Braskem divulgou, no dia 4 de maio, os resultados do primeiro trimestre de 2016. A empresa obteve no período um lucro líquido de R$ 747 milhões, o que repre­senta uma alta de 266% em relação a igual período do ano passado (R$ 204 milhões).

Já a receita líquida atin­giu R$ 12,2 bilhões de janei­ro a março, crescimento de 19%, devido aos melhores patamares de preços de pe­troquímicos na conversão em reais. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, de­preciação e amortização e que é referência para a PLR) totalizou R$ 3,056 bilhões, uma expansão de 106% na mesma base comparativa.

Em 2016, a Braskem pretende investir R$ 3,67 bilhões em suas operações. No primeiro trimestre, os desembolsos totalizaram R$ 746 milhões. A maior parte dos recursos, ou R$ 516 mi­lhões, foi direcionada para o Complexo Petroquímico do México, que receberá R$ 1,33 bilhão neste ano.

E não é só isso. Segun­do seu próprio presidente, a Braskem se consolida como a sexta maior produtora de resinas plásticas do mundo e alcançou um EBITDA recorde de R$ 9,4 bilhões em 2015.

CONHECER OS NÚMEROS

Conhecer e ter presente estes números é importante ­para os trabalhadores. Espe­cialmente agora que nosso acordo geral será renovado anualmente em todas suas cláusulas. Isso significa que te­mos que garantir na campanha salarial deste ano, reajustes co­erentes com os ganhos de pro­dução das empresas, que tem sido bastante elevados.

Já estamos no final do primeiro semestre e em breve daremos início aos primeiros movimentos para nossa campanha salarial com a aprovação da pauta de rei­vindicações e a definição do índice passa pela recupera­ção das perdas e garantias de aumento real.