> Braskem descumpre NR-13 | Sindipolo

Braskem descumpre NR-13

Nos dias 04/11 e 26/11, um Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE-RS, acompanhado de representante do SINDIPOLO, continuaram a verificação do cumprimento da NR-13  nas empresas do Pólo.

Na fiscalização na Braskem PE-4, foi constatado documentação incompleta; placas de identificação em locais inacessíveis; degradação nos isolamentos de inúmeras tubulações; corrosão em tubulações e acessórios e vazamentos; manômetros não identificados. Foram encontradas tubulações com pintura desgastada, que caracterizam descumprimento da NR-26.

Até um vaso de pressão (ar comprimido) sem inspeção e categorização conforme NR 13 foi encontrado. A SRTE-RS interditou o vaso e deu prazo imediato para a adequação a NR-13.

Salientamos que caso a situação persista, a SRTE-RS vai encaminhar para o Ministério Público do Trabalho e ingressar com ação civil pública contra a empresa, pela exposição dos trabalhadores à risco de acidentes e/ou explosão de vasos de pressão, tubulações.

As ações do Sindicato quanto o atendimento da NR-13 vão continuar. Temos denunciado a precarização na Inspeção de Equipamentos nas empresas, entre elas a Braskem.

O que foi encontrado na Braskem PE- 4  demonstra que é necessário ação permanente dos trabalhadores (CIPA), do SINDIPOLO e da SRTE-RS.