> BOREALIS DESATIVARÁ UNIDADE NO POLO/RS | Sindipolo

BOREALIS DESATIVARÁ UNIDADE NO POLO/RS

Em reunião dia 28 de outubro com o SINDIPOLO, a Borealis comunicou que está entrando em fase de procedimentos para desativação da sua unidade no Polo de Triunfo. As razões alegadas pela empresa vão desde a impossibilidade de modernização até “razões de mercado”.

A desativação afetará diretamente 27 postos de trabalho e aproximadamente o mesmo número de trabalhadores terceirizados. A empresa  afirmou que ao longo dos próximos três meses pretende oferecer um conjunto de medidas, além das previstas em lei, visando, segundo ela, atenuar a situação dos trabalhadores.

Ela não detalhou, neste primeiro momento, as medidas que pretende oferecer, mas entre elas citou a possibilidade de  transferência de alguns trabalhadores para a unidade de   Itatiba (SP) e a tentativa de aproveitamento de parte deles  em outras empresas do Polo.

Todos nós sabemos que o impacto sempre é negativo quando ocorrem fatos deste gênero. Tanto quando se reduzem postos de trabalho por alterações na tecnologia ou quando do encerramento das atividades. O  SINDIPOLO está acompanhando todo o processo até o final da desativação que deverá ocorrer no início do ano que vem.

Também está agendada uma reunião para o dia 06/11,  onde a Borealis apresentará as medidas preliminares que estão sendo tomadas por ela.

Nesta reunião, o Sindicato debaterá com a empresa a situação dos trabalhadores, inclusive os afastados e os aposentados por invalidez, todos preocupados, entre outras medidas, com situações como a  continuidade do plano de saúde. O objetivo é insistir que sejam adotadas medidas efetivas no sentido de   encaminhar da melhor forma possível esta situação.