> AUDITORIA DO SPIE NA BRASKEM UNIB/RS | Sindipolo

AUDITORIA DO SPIE NA BRASKEM UNIB/RS

Nesta semana, de 6 a 9 de junho, acontece mais uma Auditoria de SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) na Braskem/UNIB.

Equipe de Auditores do IBP (Instituto Brasileiro Petróleo Gás e Biocombustiveis) estarão verificando a situação das inspeções em Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações, Dutos e Dispositivos de Segurança, atendendo o estabelecido na NR-13 no Anexo II e Portarias do INMETRO nº 349 e 351.

O Sindipolo, como normalmente acontece,  participará da reunião de abertura, das entrevistas com os Auditores, juntamente com representantes da CIPA,  e da reunião de encerramento. Atuará, ainda, como Observador acompanhando os Auditores pois possui um representante na Comissão de Certificação indicado pela CNQ-CUT.

Segurança

É importante que os trabalhadores diretos e indiretos, não só da UNIB-RS, mas de todo o Pólo, tenham conhecimento sobre o que significa a continuidade da certificação da UNIB-RS no SPIE, o que impacta ou poderá impactar nas nossas vidas e saúde no ambiente de trabalho.

Obtendo a recertificação da Braskem/UNIB-RS, ela poderá continuar a estender as campanhas operacionais de suas plantas industriais por até seis anos. Isto gera um ganho econômico significativo para a empresa, mas em contrapartida tem que garantir (de fé publica) condições seguras para operação dos equipamentos.

Para isto deve realizar investimentos declarados e transparentes em manutenção preditiva, preventiva e corretiva destes ativos.

O SPIE é como fosse um EPC (Equipamento de Proteção Coletivo). Mas para este EPC ser eficiente a Braskem deve respeitar o efetivo mínimo de técnicos e engenheiros de Inspeção, bem como os demais profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente na manutenção e operação destes equipamentos e processos.

Sabemos que, principalmente os operadores, que estão 24h por dia expostos as emergências e problemas que possam ocorrer com estes equipamentos, mas em horário administrativo todos, inclusive os das áreas administrativas estarão correndo um aumento do risco caso a gerência da empresa negligencie algum tratamento determinado ou orientado pelo SPIE/NR13.

Portanto é fundamental que todos se interessem por este assunto, pois está ligado diretamente a nossa segurança e às nossas vidas!