> AUDITORIA DE RENOVAÇÃO DO SPIE INNOVA-RS | Sindipolo

AUDITORIA DE RENOVAÇÃO DO SPIE INNOVA-RS

Entre os dias 14 a 17 de janeiro está ocorrendo a Auditoria de Renovação do SPIE Innova. O SINDIPOLO esteve presente na reunião de abertura, estará na de encerramento e temos um dirigente sindical como observador acompanhando a Auditoria.

Na entrevista com os auditores do IBP, ampliamos algumas das preocupações que os trabalhadores têm encaminhado ao Sindicato no último período, entre elas:

• Os diversos acidentes na Planta de EPS e fogo no reator de cristal, causados após problemas técnicos e inclusive com várias notificações da Superintendência Regional do Trabalho para tentar melhorar a segurança dos trabalhadores e preservar o meio ambiente de trabalho;
  • O SINDIPOLO novamente sugeriu que sejam feitas reuniões periódicas trimestralmente entre representantes do Sindicato e o SPIE Innova;
  • Solicitada a contratação de mais um Inspetor de Equipamentos, bem como a recontratação de mais um Profissional Habilitado. Em ambos os casos para que não continue ocorrendo sobrecarga de trabalho e que os profissionais possam ter mais tempo inclusive para se qualificar em treinamentos (interno e externo);
  • Novamente chamamos a atenção pela manutenção e inspeção de válvulas de segurança sendo executadas por empresas contratadas e em oficinas distantes cerca de 50km da Innova. Esta prática, além de dificultar o acompanhamento por parte dos técnicos próprios, gera risco de danos e descalibração nas válvulas, durante o transporte e manuseio antes da instalação;
  • Segue o desconforto térmico na área de acabamento, ocasionando um ambiente penoso aos trabalhadores daquela unidade;
  • Planta de PHX, entre os problemas apresentados citamos a falta de líquido de selagem nos agitadores, reatores e nas bombas, entre outras preocupações que já havíamos informado no Em Dia nº 1890 de Outubro/2018;
  • Na parte da Moagem de Borracha da Planta de Poliestireno, também já informado no EmDia, citamos preocupações como da moagem ser feita com a válvula de topo toda aberta para a atmosfera, ocasionando contaminação de estireno ao operador quando vai inspecionar a moega.

INTENSIFICAR A ATUAÇÃO

EM CONJUNTO

Além de outras preocupações citadas na entrevista, o SINDIPOLO reiterou que seguirá intensificando a atuação em conjunto com as CIPAS, SRTE, IBP e o SPIE. O objetivo principal é assegurar melhorias estruturais nas condições e no ambiente de trabalho, numa luta constante por segurança operacional de verdade, visando a integridade física de todos os trabalhadores e a preservação do meio ambiente.