> Audiência pública na ALRS será quarta, dia 9/05 | Sindipolo

Audiência pública na ALRS será quarta, dia 9/05

A Audiência Pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa que irá tratar do Acidente Químico Ampliado na Braskem (31-TQ-02), será na quarta-feira, dia 9 de maio, às 9h30, na sala Sarmento Leite (3º andar) da ALRS.  A audiência foi solicitada pelo deputado Raul Pont (PT) a pedido do Sindipolo.

A atividade tem como objetivo proporcionar que sejam esclarecidos os fatos que levaram ao acidente, bem como ampliar  o debate com a sociedade. Estão sendo esperados para discutir a questão representantes dos trabalhadores, das empresas, dos órgãos governamentais, além dos parlamentares.

O acidente que ocorreu no Polo no final de fevereiro foi de graves proporções e poderia ter sido ainda pior. Afetou fortemente os trabalhadores e os ambientes de trabalho no Polo. Além disto, este acidente se soma a outras ocorrências que vem sendo acompanhadas pelo Sindicato, fruto principalmente dos baixos efetivos e do descaso das empresas, especialmente da Braskem, com as áreas de manutenção e de segurança.

Este é um cenário preocupante que pode levar a outros acidentes tão graves como este ou até pior. Inclusive podem ter efeitos junto às comunidades próximas e ao meio ambiente, como aconteceu em 2011 em Alagoas. Neste sentido, é fundamental que estas questões sejam debatidas com a sociedade e que sejam definidos encaminhamentos com vistas a impedir novas ocorrências como esta.