> Audiência Pública debate sobre a compra da INNOVA pela PETROBRAS | Sindipolo

Audiência Pública debate sobre a compra da INNOVA pela PETROBRAS

PUBLICADO:

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS (Sindipolo) participa nesta quinta-feira, dia 14, às 9h30, na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do RS da audiência pública que irá debater a compra da Innova pela Petrobras.

O principal ponto a ser tratado pelos trabalhadores petroquímicos é relacionado a garantias da estatal de que a Innova não será entregue à Braskem. Além disso, o Sindicato também quer o compromisso de que a gestão a ser implantada na Innova terá como referência o modelo Petrobras e de que haverá manutenção dos atuais níveis de emprego com criação de novos postos de trabalho, em função de investimentos prometidos e ampliação da Unidade.

Segundo o presidente do Sindipolo, Carlos Eitor Rodrigues, a experiência dos trabalhadores mostra que nos últimos tempos todos os movimentos da Petrobras no setor petroquímico tem sido no sentido de beneficiar a Braskem. Isto tem resultado em demissões e ataques a direitos dos trabalhadores. “Só no Pólo do RS foram mais de 650 demissões e não queremos ver isto acontecer com a Innova. Conhecemos a gestão da Braskem e sabemos que significa demissões, rebaixamento das condições de trabalho e de direitos, isso mesmo frente aos absurdos aportes com recursos públicos via Petrobras e BNDES”, diz ele.

Para Eitor, esta nova movimentação da Petrobras deve se constituir num fortalecimento da Petrobras, através da Innova, no setor petroquímico, com ampliação da produção de estireno e poliestireno e dos postos de trabalho.