> ATO UNIFICADO MOSTROU UNIDADE DA CATEGORIA | Sindipolo

ATO UNIFICADO MOSTROU UNIDADE DA CATEGORIA

Os trabalhadores petroquímicos realizaram, na manhã do dia 21/11, uma manifestação na Rodovia BR 386 (Tabaí/Canoas).  A atividade foi um pedágio e integrou as manifestações da categoria em nível nacional.

Durante o pedágio, que durou cerca de uma hora e meia, os trabalhadores receberam um material unificado, falando da negociação em nível nacional. A manifestação foi unificada com os trabalhadores dos demais Estados.

NEGOCIAÇÃO COMPLICADA

A negociação está complicada e difícil nos quatro estados. Por isso, as manifestações foram unificadas e tiveram como objetivo forçar as empresas a avançarem  nas suas propostas, além de atenderem um dos importantes pontos da pauta, que é a equalização dos acordos.

No RS, a proposta de 9% foi rejeitada. Os avanços nas cláusulas sociais até então são modestos. Temos que garantir que a proposta econômica das empresas, considerem que a negociação de 2010 está em aberto. Também que os  9% do fechamento em SP, considerando a inflação de novembro de 6,66%, no caso das datas-base setembro e outubro, seriam 9,75% e 9,65% respectivamente. Para fechar a negociação, tem que haver evolução no reajuste salarial.

Manter a mobilização

Os trabalhadores devem se manter unificados e mobilizados para, se for necessário, realizar novas e fortes manifestação para garantir avanços na negociação.