> ASSEMBLÉIAS TERÇA E QUARTA-FEIRA, DIAS 27 E 28 | Sindipolo

ASSEMBLÉIAS TERÇA E QUARTA-FEIRA, DIAS 27 E 28

Nesta semana, terça e quarta-feira, dias 27 e 28, vamos realizar assembleias, onde os trabalhadores das empresas Braskem, Innova, Lanxess (DSM), Borealis e Oxiteno irão apreciar a proprosta de reajuste salarial de 7,5%, limitado a aplicação opcional até os salários básicos de R$ 7.356,24. Acima  deste, uma parcela fixa de R$ 551,72, ou o INPC (5,58%), o que for maior; piso salarial de R$ 884,40; auxílio creche de R$ 505,25; auxílio filho com necessidades especiais de R$ 630,99 e auxílio educação de R$ 1.290,00. Os auxílios tiveram correção de 7,5% conforme a proposta de reajuste dos salários.

Esta proposta está nos mesmos níveis das apresentadas e aprovadas pelos trabalhadores do ramo químico e petroquímico em SP, RJ, BA e AL. No caso de Alagoas, a proposta ainda está sendo apreciada em assembleias. Nasrealizadas até agora, a proposta está sendo aprovada.

Aqui a proposta é razoável e atende boa parte das expectativas da categoria. Neste ano, conseguimos romper com a lógica das empresas de tratar só do reajuste salarial. Conquistamos a correção conforme os salários do piso salarial e dos auxílios educação, creche e para os filhos com necessidades especiais. Já que nosso acordo é por dois anos e será negociado na íntegra em 2013.

A proposta contempla, parcialmente, os trabalhadores da Innova, Lanxess (DSM), Oxiteno e Borealis, que ainda não têm o auxílio educação. Esta é uma questão, entre outras, que foi intensamente debatida durante todo o processo de negociação. Estas empresas ainda não admitem garantir o auxílio educação aos seus trabalhadores. Entre os argumentos está o de que, neste ano, estão sendo tratadas as questões econômicas, pois o Acordo Coletivo é por dois anos e será negociado todo em 2013.

PARTICIPAÇÃO NAS ASSEMBLEIAS

Entendida a proposta, assim como as considerações e comparações sobre a mesma, agora a decisão sobre a aprovação ou não, será nas assembleias desta semana.

Destacamos a necessidade e a importância da participação de todos no processo de apreciação da proposta. É fundamental que a decisão seja o mais representativa possível.

Realizaremos as assembleias no transbordo com o pessoal de turno, para que todos os turneiros tenham condições de participar das assembleias. Normalmente a participação praticamente da totalidade dos turneiros

UM APELO AOS TRABALHADORES DO ADM

Já para uma parte dos trabalhadores do ADM, fazemos um convite e um apelo para que participem da assembleia que será realizada quarta-feira, dia 28, às 7h30, no transbordo  na UNIB. É importante que todos os trabalhadores do administrativo também participem ativamente do processo de negociação, neste caso da assembleia que irá decidir se a proposta apresentada pelas empresas deve ser rejeitada ou aprovada.