> ASSEMBLEIAS PARA TRATAR DO ACORDO DE TURNO | Sindipolo

ASSEMBLEIAS PARA TRATAR DO ACORDO DE TURNO

SERÃO COM OS TURNEIROS DA BRASKEM, VIDEOLAR-INNOVA E DA

ARLANXEO ENTRE A SEGUNDA-FEIRA, DIA 12, E QUARTA-FEIRA, DIA 14

As assembleias serão para tratar do fechamen­to dos Acordos de Turno referente aos períodos de maio/2014 a maio/2016 e de maio/2016 a maio/2017 que estão em aberto.

Estes acordos abrangem os trabalhadores de turno da Braskem, da Videolar-Innova e da Arlanxeo HPE e TSR. O que será apreciado é o que já é pra­ticado hoje no turno, mais os dois itens abaixo, destacados:

1) CLÁUSULA QUE TRA­TA DA JORNADA DE TRABA­LHO: “Quando ocorrer de um integrante do grupo de trabalhadores cumprir, efe­tivamente, mais de 08 (oito) feriados, os feriados adicio­nais serão pagos como ho­ras extraordinárias”.

Anteriormente, seria re­munerada com hora extra o grupo de turno que traba­lhasse mais de oito feriados por ano. Com isto aqueles trabalhadores que porven­tura, em função de permuta ou outros motivos, trabalhassem mais de oito feria­dos por ano acabavam tendo problema na remuneração como hora extra a partir do oitavo feriado.

2) CLÁUSULA QUE TRATA DO EFETIVO DE TRABALHA­DORES EM TURNO: Também está sendo contemplado na proposta de Acordo o compro­misso das empresas de que “haja monitoramento da rea­lização dos estágios nos regi­mes de turno, por trabalhado­res que possuam experiência que possa ser transmitida aos estagiários, para alcance dos referidos objetivos didáticos e pedagógicos”.

Esta questão está sendo tratada no Acordo, pois em muitas situações as empre­sas consideravam os traba­lhadores estagiários como efetivo mínimo de turno.