> ASSEMBLEIAS PARA TRATAR ACORDO “EXTRATURNO” BRASKEM | Sindipolo

ASSEMBLEIAS PARA TRATAR ACORDO “EXTRATURNO” BRASKEM

Conforme convocação feita na se­mana passada, esta semana estaremos realizando assembleias com os turnei­ros da Braskem, para tratar do acordo de controle da jornada por exceção e da Hora Extra (HE) na passagem de turno (Extraturno).

Lembramos que a data-base do Acor­do de “Extraturno” é janeiro e o atual acordo, com abrangência 2015/2017, es­tabelece 18 minutos por dia a ser pago como HE referente a passagem de turno.

A Braskem apresentou para o Acor­do do período 2017/2019, uma proposta a ser considerada como HE na passagem de turno, de 16 minutos, que foi rejeita­da por unanimidade pelos turneiros.

Nas assembleias, após a rejeição da proposta da empresa, havia sido apro­vada uma contraproposta, considerando 20 minutos como tempo na passagem de turno, a ser pago como HE. A Braskem não admitiu a contraproposta dos traba­lhadores, manifestando que, para ela, os tempos reais de passagem de turno esta­riam abaixo dos 18 minutos.

No dia 23 de agosto, fizemos uma reunião no Sindicato, com a convocação dos turneiros da Braskem, para construírmos uma proposta alternativa a ser apreciada em assembleias pelos trabalhadores e que possa enca­minhar a questão do Acordo de Extraturno
A CONTRAPROPOSTA APROVADA FOI:

1) Considerar como HE na passa­gem de turno os atuais 18 minutos e manter as demais questões do Acordo;

2) Que no Acordo seja “zerado” o período de janeiro a setembro/2017 em que o mesmo ficou em aberto;

3) Estabelecer uma Data Base para o Acordo em 1º de setembro.

A partir do que foi decidido na reu­nião, esta será a proposta a ser aprecia­da nas assembleias que realizaremos com os turneiros durante esta semana, conforme agenda abaixo:
ASSEMBLEIAS DO “EXTRATURNO” BRASKEM

NO TRANSBORDO, COM OS TURNEIROS