> ASSEMBLEIAS PARA APRECIAR OS 9,15% PARCELADO | Sindipolo

ASSEMBLEIAS PARA APRECIAR OS 9,15% PARCELADO

Braskem, Videolar-Innova e Oxiteno apresentaram reajuste salarial de 9,15% pago em duas parcelas de 4,575% pagas a partir de 1º/10/2016 e de 1º/01/2017 a incidir somente até os atuais salários de R$ 8.711,86

Na reunião do dia 28, na proposta apresentada, também está prevista corre­ção em duas parcelas pelos 4,575% para os auxílios edu­cação, creche e dependente com necessidades especiais, além de manutenção das cláusulas do atual acordo, com vigência por dois anos.

As empresas insistem com a proposta que, além de repor somente as perdas acumula­das no período, é parcelada em duas vezes e escalonada até os salários atuais de R$ 8.711,86. Elas também não atendem uma série de outras questões, inclusive não econômicas, como destacamos no quadro ao lado, que são importantes para os trabalhadores.

É importante destacar­mos que o parcelamento do reajuste, além de impacto no salário mensal, terá reflexos no 13º salário, férias/abono de férias, FGTS, PLR e pagamento de horas extras, entre outros.

Nas assembleias que va­mos realizar esta semana, estaremos apreciando a pro­posta apresentada pelas em­presas e ainda, reafirmar al­gumas questões que viemos destacando desde a monta­gem da nossa pauta de rei­vindicações.

A categoria tem clareza do que busca na negociação e só aceitará uma proposta que atenda, ao menos, questões que são fundamentais, inclu­sive algumas que já são prati­cadas em outras regiões.

PRÓXIMA REUNIÃO

No dia 4 de novembro, já temos agendada uma nova reu­nião para tratar da negociação.

PROPOSTA APROVADA NAS ASSEMBLEIAS REALIZADAS NA SEMANA PASSADA

– reajuste salarial de 12,15% sem escalonamento, com­posto de 9,15%(INPC) + 3% de aumento real

data-base 1º de setembro;

manutenção das conquistas do atual Acordo Coletivo;

pagamento de todas HE e multa pelo não pagamento;

abono de férias de um salário bruto + 1/3 de lei;

licença-paternidade de 20 dias;

auxílio educação de R$ 4500,00 para os trabalhadores de todas as empresas, além de instituições de ensino, também para curso de idiomas;

seguro aposentando de 60 meses;

quatro folgas individuas a critério de cada trabalhador;

vale alimentação mensal de R$ 390,00;

reajustes do valor da participação do trabalhador no Plano de Saúde de, no máximo pelo reajuste salarial;

no Acordo não haverá discriminação por questão de gê­nero (para os trabalhadores e as trabalhadoras);

outras questões econômicas e não econômicas.

AGENDA DAS ASSEMBLEIAS

TRABALHADORES DO ADM – Braskem, Videolar-Innova, e Oxiteno – 3ª f, dia 1º/11, às 7h30, na entrada

ESCRITÓRIO/POA e TURNO OXITENO – 5ª f, dia 03/11, às 18h30, no SINDIPOLO

TURNEIROS No Transbordo do Turno