> ASSEMBLEIAS PARA APRECIAÇÃO DE PROPOSTA | Sindipolo

ASSEMBLEIAS PARA APRECIAÇÃO DE PROPOSTA

Em reunião na quinta-feira, dia 10,  a Braskem apresentou uma proposta de pagamento de HE na troca de turno- Extraturno de 15 minutos diários e não quer pagar o Extraturno aos ROIS. Os 15 minutos são para o pagamento de HE futura. Também retroativo a maio de 2011. Além disto, no Acordo ela quer “quitar”os valores retroativos há cinco anos.

Estes 15 minutos são um dos menores tempos nas negociações de Extraturno no País. A Braskem também quer impor e quer que o Sindicato aceite o fim do pagamento de HE para ROIS.

A negociação do Extraturno foi proposta pela Braskem porque  ela quer, também, legalizar a situação da falta do registro de ponto para os turneiros. Só que com esta proposta, parece que ela não quer resolver a questão. Mais parece uma “brincadeira” com os trabalhadores.

Reiteramos à empresa que o Acordo do Extraturno, condicionada a legalização do fim do cartão ponto, é difícil de aceitar. Mas, mesmo assim, a categoria, através de reuniões no Sindicato e nas assembleias, aprovou.

No entanto, decidiu que os parâmetros para o Acordo do Extraturno sejam a partir da nossa proposta de 35 minutos diários por cada dia trabalhado;  pagamento aos ROIS; retroativo e dando quitação somente até maio de 2011.