> ASSEMBLEIAS DIAS 30 e 31/8 e 1º/9 | Sindipolo

ASSEMBLEIAS DIAS 30 e 31/8 e 1º/9

Estamos iniciando uma negociação onde vamos tratar todo o Acordo Coletivo. Também temos que resolver a negociação de 2010 que está em aberto. Para isso na composição do reajuste salarial, consideramos a diferença do que foi aprovado pela categoria e o que foi imposto pelas empresas.

Assim, buscamos um reajuste salarial de 13,35%, correspondente ao INPC do período (7,05% – projeção p/outubro), mais 5% de aumento real e 1,3% referente a diferença dos 7,7% colocados na folha de pagamento da negociação de 2010 e os 9% que era reivindicado pela categoria a incidir sobre os salários de 30/set/2011.

Acordo para todos

Também temos que garantir nesta negociação que o Acordo Coletivo seja extensivo a toda a categoria.

Entre os principais itens a estender a todos estão THM de 200 horas,  estabilidade à gestante, indenização especial para quem é demitido com idade superior a 45 anos, garantias de emprego, entre outros.

Vigência de um ano

Para evitar o que houve ano passado, quando tratávamos do reajuste salarial, que mesmo rejeitado foi colocado na folha pelas empresas e a negociação ficou em aberto, temos que a vigência do Acordo seja de um ano.

Data base setembro

A Braskem tem no RS, RJ, AL e BA maioria dos trabalhadores do setor petroquímico. Na Bahia, Alagoas e Rio, a DB é setembro. Só aqui é outubro. Por isso, temos que buscar a mudança da nossa data-base também para setembro. Isso facilita inclusive para a própria empresa, que terá como referência para os reajustes a mesma DB.

Plano de Saúde Braskem

Como o Plano de Saúde Bradesco contratado pela Braskem tem sérias deficiências, na negociação também buscamos um novo plano de saúde que atenda no mínimo as condições dos planos das antigas Copesul, Ipiranga e Triunfo. Até porque aqui no RS, tem plano com melhores condições de atendimento que o Bradesco e possivelmente até de menor custo.