> ASSEMBLEIAS DIAS 3, 4 e 5 DE ABRIL PARA TRATAR DO ACORDO DE EXTRATURNO E CONTROLE DA JORNADA NA BRASKEM | Sindipolo

Nesta semana, dias 3, 4 e 5, estarão sendo realizadas as­sembleias com os trabalhado­res da Braskem para apreciar proposta de Acordo Coletivo sobre controle da jornada de trabalho por exceção com os trabalhadores do turno e do ADM e sobre o tempo a ser considerado como hora extra na “passagem de turno”.

As assembleias com os trabalhadores de turno ini­ciam entre segunda-feira (dia 3), e a entrada à zero hora do dia 4 (terça-feira) – veja quadro abaixo.

Hoje o tempo conside­rado como de passagem de turno e/ou do trabalhador à disposição da empresa é de 18 minutos. Mas pela proposta apresentada pela Braskem, que será apreciada em assembleia, este tempo passa para 16,02 minutos.

AMOSTRAGENS

Desde que começamos a tratar a renovação do acor­do de extraturno e controle da jornada por exceção, os dirigentes sindicais, principalmente os que trabalham em turno, estão fazendo amostragem identificando o tempo real que os trabalhadores de turno estão à disposição da empresa, tanto no início como no fim da jornada. Esta amostragem servirá como uma contraproposta no caso da proposta da Braskem ser rejeitada.

O tempo levantado considera a hora da entrada nos portões das unidades da Braskem, assim como o horário da saída nos portões. O tempo que anteceder o início efetivo da jornada na entrada, mais o que ultrapassar o horário efe­tivo do final da jornada, é o que será considerado como hora extra na passagem de turno